Eczema Atópico - Hospital Sabará
Tempo para atendimento médico após cadastro
- Fila:
Emergência
- Fila:
Urgência
- Fila:
Preferencial
- Fila:
Isolamento
- Fila:
Pouca Urgência
Clique aqui para conferir os dias e horários mais movimentados do hospital.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Eczema Atópico

Eczema é um problema comum da pele, descrito como uma coceira que causa manchas vermelhas. É também chamado de dermatite atópica. Qualquer pessoa pode ter eczema, mas é mais comum na faixa que vai de um recém-nascido até um jovem adulto.

Quem contrai eczema?
De 10% a 20% das crianças e de 1% a 3% dos adultos desenvolvem dermatite atópica da forma mais comum.

Eczema é, em número de casos, o primeiro problema que dermatologistas mais tratam em seus consultórios.

Os sintomas podem aparecer de repente, bem como podem melhorar de uma hora para outra. Às vezes, os sintomas podem se apresentar de forma mais grave, são as chamadas exacerbações ou fortes irritações, que coçam muito e podem levar a infecções.

Não é incomum a pele melhorar e até clarear completamente, o que é chamado de remissão do quadro.

Muitas crianças terão eczema até os 4 anos; algumas desenvolverão os sintomas quando jovens adultos, e a pele desses jovens adultos permanecerá seca e sensível. Poucos terão problemas de eczema para o resto de suas vidas.

O eczema frequentemente é recorrente em membros da mesma família que tenham esse problema ou outros quadros alérgicos, como asma e febre do feno. Tais problemas não são contagiosos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas mudam de criança para criança, porém, os mais comuns são pele seca, vermelha, com erupções e coceira. Essa erupção pode ser úmida ou bem seca.

Eczema pode aparecer em qualquer lugar do corpo ou ficar limitado a uma determinada área. Em bebês, a erupção aparece frequentemente na face ou no couro cabeludo. Em adolescentes e jovens adultos, nos pés e nas mãos.

Como prevenir erupções?
Uma das providências mais eficazes para prevenir erupções é cuidar da pele antes que elas apareçam.
Lembre seu filho de não coçar a pele. Coçar uma pequena erupção pode piorá-la e infeccioná-la. Lembre-se de que, quanto mais se coça, mais a coceira aumenta. Mantenha as unhas de seu filho curtas e lixadas. Tente fazê-lo se esquecer da coceira.

Mantenha a pele da criança hidratada
Hidratação deve fazer parte do tratamento de seu filho se sua pele for seca. Utilize hidratantes sem fragrâncias. Depois do banho, seque-o com uma toalha macia, sem esfregar a pele do bebê ou da criança. Em seguida, aplique o hidratante na pele ainda levemente úmida.

Aplique hidratante pelo menos duas vezes ao dia. Se necessário, aplique mais de duas vezes.

Evite produtos irritantes
Pessoas sensíveis a tecidos ecológicos ou sintéticos, bem como a produtos químicos contidos em sabões e detergentes, devem tomar os seguintes cuidados:

  • Vestir roupas de algodão puro (100%)
  • Utilizar produtos para o cuidado com o corpo e produtos de limpeza sem fragrância e leves
  • Tomar banhos curtos com temperatura morna
  • Utilizar detergente para lavar roupa sem corantes ou perfumes
  • Enxaguar a roupa lavada duas vezes, para remover qualquer resíduo de detergente que tenha ficado

Pergunte ao médico do seu filho:
Qual pode ser a causa da alergia?
Às vezes, a alergia, como a de alimentos, animais domésticos, pólen e ácaros da poeira, pode desencadear ou fazer piorar a erupção. Se o eczema de seu filho se forma por uma alergia desse tipo, é importante evitar o disparador do eczema, se possível.

Existem outros desencadeadores?
Outras coisas que podem acionar manchas vermelhas incluem superaquecimento da água do banho ou do ar, sudorese e estresse.

Uso de medicamentos
Seu pediatra pode recomendar medicamentos para ajudar seu filho a se sentir melhor e para manter os sintomas sob controle. O tipo de medicamento recomendado dependerá da gravidade do eczema e da localização dele no corpo.

O medicamento pode ser dado de duas formas: aplicado na pele (tópico) ou tomado por via oral. Os tópicos são disponibilizados como cremes ou pomadas; os orais são disponibilizados na forma de comprimidos ou líquido.

Os medicamentos que só um médico pode receitar são chamados de medicamentos de prescrição. Existem medicamentos que estão disponíveis sem receita médica. Isso não significa que tais medicamentos são inofensivos. Assim como um remédio de prescrição, aquele que adquirimos sem receita médica na farmácia pode ser bastante perigoso para uma criança se não for tomado da maneira correta. Antes de dar a seu filho qualquer medicamento, certifique-se de como pode ser usado. Converse com seu pediatra se tiver qualquer questão ou preocupação sobre o remédio a ser dado ao seu filho.

Medicamentos Prescritos
Corticoides tópicos – usados para reduzir a inflamação e parar a coceira. Os efeitos colaterais são: estrias, acne e diminuição da espessura da pele (adelgaçamento da pele). Esses efeitos podem ocorrer se o medicamento não for usado como recomendado ou se utilizado por longos períodos.

Imunomoduladores tópicos – utilizados para reduzir a inflamação e parar a coceira. Eles são uma nova classe de medicamentos e têm mostrado ser eficientes em estudos feitos em crianças com mais de 2 anos.

Anti-histamínicos orais – Existem vários tipos de anti-histamínicos que podem ser eficazes, aliviando a coceira.
Os antibióticos orais podem ser prescritos se houver infecção secundária.

Corticoides por via oral – raramente recomendado, especialmente para crianças pequenas, porque existem muitos riscos à saúde. Além disso, há, frequentemente, reincidência de erupções após os pacientes pararem de tomá-los.



Tratamento

Não há cura para o eczema. O tratamento consiste no manejo dos sintomas. À medida que crescem, muitas crianças param o eczema; Em outros casos, o eczema continua na idade adulta. Converse com seu médico sobre o melhor plano de tratamento para seu filho. Os principais objetivos do tratamento visam os seguintes objetivos:
  • Cure a pele e mantenha-a saudável
  • Evite infecções na pele danificada
  • Identificar e evitar fatores desencadeantes para evitar exacerbações
Opções de tratamento podem variar. O médico do seu filho pode recomendar mais de um, dependendo da condição do seu filho.

Cuidado da pele

A irritação da pele pode causar ou agravar as exacerbações. A pele seca é uma das causas mais comuns. Os passos que ajudam a diminuir o ressecamento da pele e os surtos incluem o seguinte:
  • Limite o número de banhos entre 1 e 3 vezes por semana, com uma duração entre 5 e 10 minutos no máximo
  • Use água à temperatura ambiente nos banheiros e chuveiros
  • Use sabonete suave, sem perfume ou um sabonete sem sabão
  • Use um hidratante todos os dias ou mais frequentemente, se necessário
  • Evite fatores irritantes que desencadeiam o eczema
Infecções e irritações da pele devem ser tratadas imediatamente. Quanto mais tempo a inflamação permanece, mais dano ocorre.

Medicamentos

Em alguns casos, medicamentos também podem ser necessários para controlar surtos ou sintomas:
  • Prescrição de cremes e pomadas contendo cortisona, tacrolimus ou pimecrolimus para reduzir a inflamação
  • Anti-histamínicos prescritos ou de venda livre para ajudar a prevenir a coceira
  • Medicamentos orais, como prednisona ou ciclosporina para casos graves
Pode também ser necessário tratar infecções com o seguinte:
  • Antibióticos aplicados diretamente na pele ou administrados por via oral

Fototerapia

Se os cuidados com a pele e os medicamentos não forem eficazes, a terapia com luz pode ser usada. Neste tratamento, a pele afetada é exposta a uma luz especial. As opções de tratamento podem incluir o seguinte:
  • Tratamento com luz ultravioleta A e 5-metoxipsoraleno (PUVA)
  • Fotoferese: para os casos mais graves


Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps

Agende agora sua consulta pelo nosso Cuidador Virtual