Doença do Refluxo Gastroesofágico (RGE) - Bebês - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Doença do Refluxo Gastroesofágico (RGE) – Bebês

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago podendo ser eliminado pela boca, através de regurgitações ou vômitos. Na maioria das vezes, a criança regurgita e após a regurgitação fica bem. São os vomitadores felizes. Isto acontece porque os lactentes se alimentam principalmente de líquido (leite), passam a maior parte do tempo deitados e o esfíncter do esôfago (zona de pressão que fica no final do esôfago e impede que o conteúdo do estômago volte para o esôfago) ainda não é tão eficaz. Alguns bebês têm mais problemas com o seu refluxo do que outros, mas a maioria dos bebês supera o problema por volta dos 12 meses de idade. Em alguns casos, pode durar mais tempo do que isso. Mesmo que seu filho tenha um problema com refluxo que requer tratamento, após o tratamento ele irá ficar bem.



Tratamento

Converse com seu médico sobre o melhor plano de tratamento para seu filho. Opções de tratamento incluem:

Mudanças no estilo de vida

Seu médico pode sugerir essas mudanças no estilo de vida:
  • Tente um leite fórmula hipoalergênico por uma ou duas semanas.
  • Alimente-se em pequenas quantidades frequentes
  • Faça a fórmula do leite do seu bebê espessa ou regular com arroz ou cereais.
  • Use um leite de fórmula pré-espessada diferente.
  • Arrote seu bebê com mais frequência (por exemplo, a cada uma ou duas horas após a alimentação).
  • Certifique-se de que seu bebê esteja na posição vertical por 30 minutos após a alimentação.
  • Mantenha um diário dos sintomas do seu bebê.
  • Tente certas posições quando estiver dormindo. Essas posições dependem da idade do bebê devido ao risco de morte súbita infantil .
Fazer alterações na dieta do bebê e nas posições de dormir, além de não expô-lo ao fumo passivo, pode melhorar os sintomas. * ¹

Medicamentos

Na maioria dos casos, o tratamento começa com mudanças no estilo de vida. Se a DRGE do seu bebê não melhorar, o médico pode recomendar medicamentos, como:
  • Medicamentos receptores de histamina 2 - para diminuir a produção de ácido (por exemplo, Pepcid, Axid, Zantac)
  • Inibidores da bomba de protões; para curar o esôfago cobrindo e aliviar os sintomas (por exemplo, Prilosec, Prevacid, Protonix, Nexium)

Cirurgia

Em casos graves, o médico pode recomendar cirurgia. O tratamento mais comum é chamado de fundoplicatura . Durante este procedimento, o cirurgião envolve parte do estômago em torno do esfíncter esofágico inferior. Isso torna o esfíncter mais forte e evita que o ácido estomacal retorne ao esôfago.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual