Distúrbio de Déficit de Atenção e Hiperatividade (DDAH ou TDAH)
O que é DDAH?
O DDAH é uma condição do cérebro que torna difícil para as crianças controlarem seu comportamento. É uma das condições crônicas mais comuns da infância. Ela afeta de 4% a 12% de crianças em idade escolar. Cerca de 3 vezes mais meninos do que meninas são diagnosticados com DDAH.
Essa condição afeta o comportamento de formas específicas.
Sintomas de DDAH
O DDAH inclui três grupos de sintomas de comportamento:
- Desatenção
- Hiperatividade
- Impulsividade
A tabela abaixo explica esses sintomas.
Sintoma | Como uma criança com esse sintoma pode se comportar |
Desatenção | Muitas vezes, tem dificuldade em prestar atenção; devaneios Muitas vezes, parece não ouvir É facilmente distraída no trabalho ou no lazer Muitas vezes, não parece se importar com detalhes e comete erros por descuido Com frequência, não segue instruções ou acaba suas tarefas É desorganizada Frequentemente, perde um monte de coisas importantes Muitas vezes, se esquece das coisas Com frequência, evita fazer coisas que exijam esforço mental constante |
Hiperatividade | Está em constante movimento, como se “impulsionada por um motor” Não pode ficar sentada Frequentemente, se contorce e se agita Fala demais Muitas vezes, corre, pula, sobe mesmo quando isso não é permitido Não pode brincar ou jogar tranquilamente |
Impulsividade | Frequentemente, age e fala sem pensar Pode correr para atravessar a rua sem olhar primeiro para o tráfego Com frequência, tem dificuldade para esperar sua vez nos jogos Não pode esperar que as coisas aconteçam Muitas vezes, responde antes de a questão estar completa Frequentemente, interrompe os outros |
Tipos de DDAH
Nem todas as crianças com DDAH têm todos os sintomas. Elas podem ter um ou mais dos grupos de sintomas listados na tabela acima. Os sintomas geralmente são classificados como os seguintes tipos de DDAH:
Desatento apenas (anteriormente conhecido como Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA) -As crianças com essa forma de DDAH não são muito ativas. Por não perturbarem a sala de aula ou outras atividades, seus sintomas podem não ser notados. Entre as meninas com DDAH, essa forma é a mais comum.
Hiperativo/impulsivo – As crianças com esse tipo de DDAH mostram tanto o comportamento hiperativo quanto o impulsivo, mas podem prestar atenção. Elas são o grupo menos comum e são frequentemente mais jovens.
Combinado Desatento/Hiperativo/Impulsivo – As crianças com esse tipo de DDAH mostram uma série de sintomas em todas as três dimensões. É o tipo que a maioria das pessoas imagina quando se pensa em DDAH.
Como você pode dizer se seu filho tem DDAH?
- Lembre-se: é normal para todas as crianças mostrar alguns desses sintomas ao longo do tempo. Seu filho pode estar reagindo ao estresse na escola ou em casa. Ele pode apenas estar passando por uma fase difícil da vida. Isso não significa que tenha DDAH.
- Às vezes, um professor é o primeiro a perceber a desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade e trazer esses sintomas à atenção dos pais.
- Talvez as perguntas de seu pediatra levantem a questão. Em visitas de rotina, os pediatras costumam perguntar questões como: como é o seu filho na escola?; há algum problema com o aprendizado que você ou os professores tenha visto?; seu filho está feliz na escola?; seu filho tem problemas para completar o trabalho de classe ou a lição de casa?; você está preocupado com eventuais problemas de comportamento na escola, em casa, ou quando seu filho está brincando com os amigos?
Suas respostas a essas perguntas podem levar a uma avaliação mais aprofundada para o TDAH. Se seu filho tem mostrado sintomas de DDAH em uma base regular por mais de seis meses, converse com seu pediatra.
Fonte: American Academy of Pediatrics (AAP) National Conference and Exhibition in Boston
Tradução e adaptação: Dr. José Luiz Setúbal