Cálculo Renal (Pedra no Rim) - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Cálculo Renal (Pedra no Rim)

Pedras nos rins são pequenos depósitos de minerais e sais que se acumulam dentro dos rins. Elas podem ficar alojadas no trato urinário e obstruir o fluxo de urina. Embora a maioria das pedras não vá causar danos a longo prazo para seu filho, pedras nos rins passando pelo canal urinário podem ser extremamente dolorosas.

Pedras não são comuns em crianças, mas elas estão ficando cada vez mais frequentes, seja pelas anormalidades subjacentes do trato urinário (podem incluir obstruções do rim e do ureter ou doenças como a espinha bífida) ou por refletir fatores de estilo de vida, como a obesidade, dietas com excesso de sal e o fato de a criança não beber água o suficiente.

Se o seu filho desenvolve pedras nos rins, pode ser preciso mudar sua dieta e seus padrões de hidratação, para que a situação se normalize. Raramente, uma criança tem uma condição médica subjacente que faz o corpo desenvolver pedras. Nesse caso, seu filho pode ter de lutar com pedras durante toda a vida.

Pedras podem se formar em crianças de qualquer idade, mas, geralmente, elas acontecem em crianças em idade escolar e em idosos. Também vemos bebês prematuros com o problema, pelo uso de medicamentos. Os meninos são um pouco mais propensos a desenvolver pedras nos rins do que as meninas.

Os sintomas podem variar de zero, no caso de pedras silenciosas (pedras que ainda estão no rim e não se deslocaram para o ureter), para dor, devido à obstrução urinária.

  • dor no abdome, flanco (lateral), costas ou virilha
  • sangue na urina
  • micção frequente
  • náuseas e/ou vômitos

Tenha em mente que pedras nos rins afetam as crianças de formas diferentes.
Qualquer criança com dor acompanhada de sangue na urina – mesmo que seja só um pouco – deve ser avaliada por um médico.

Algumas doenças raras podem resultar de problemas metabólicos inatos, o que significa que seu filho tem uma doença genética que leva o corpo a criar essas pedras. A história familiar de pedras nos rins predispõe os outros membros da mesma família a também terem pedras nos rins.