Antraz ou Carbúnculo
Doença infecciosa mais comumente encontrada em regiões agrícolas. O antraz ataca a pele sob a forma de lesões bolhosas e furúnculos. Essa infecção cutânea não é especialmente perigosa, mas a bactéria Bacillus anthracis pode formar esporos capazes de sobreviver quando triturados, desidratados, enterrados ou borrifados e tornam-se ativos quando inalados ou digeridos.
Os sintomas variam conforme a forma de contaminação:
- Cutânea: em contato com a pele, o antraz forma uma lesão que evolui do estado de uma pequena irritação, como se fosse uma picada de mosquito, para bolhas purulentas que evoluem para uma cicatriz negra profunda. É a forma mais frequente, mas também a mais fácil de tratar.
- Inalatória: a princípio, se assemelha a um resfriado comum, mas logo apresenta problemas graves de respiração. A segunda fase se manifesta de maneira repentina, com aumento da febre, dificuldade para respirar e parada cardíaca.
- Intestinal: é caracterizada por uma inflamação intestinal aguda. Os sintomas são náuseas, vômito sanguinolento, perda de apetite. Seguem-se febre, dores abdominais e forte diarreia. É fatal em 50% dos casos.
O antraz é tratado com antibióticos. No entanto, para que o tratamento seja eficaz, faz-se necessário que o diagnóstico da doença seja realizado até 60 dias após a exposição à bactéria. É recomendado o acompanhamento dos pacientes em regime ambulatorial até sua completa recuperação.
Fonte: Ministério da Saúde
Tratamento
Medicamentos
Você pode ser prescrito:- Ciprofloxacina (Cipro)
- Penicilina
- Doxiciclina