Alopecia - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Alopecia

Quase todos os recém-nascidos perdem alguns ou todos os fios de seus cabelos. Isso é normal e esperado: a perda de cabelo que ocorre nos primeiros seis meses de vida não é motivo de preocupação, mas uma simples troca da penugem do recém-nascido por um cabelo mais maduro.

Muito comumente, um bebê perde o cabelo onde há atrito de seu couro cabeludo contra o colchão ou como resultado de um hábito de bater a cabeça. Muitos bebês também perdem o cabelo na parte de trás do couro cabeludo.
Em casos muito raros, os bebês podem nascer com alopecia (queda de cabelo), que pode ocorrer por si só ou em associação com determinadas anomalias das unhas e dos dentes.
Mais tarde, na infância, a perda de cabelo pode ser devida a medicamentos, uma lesão no couro cabeludo ou algum problema médico ou nutricional.

Uma criança mais velha também poderá perder seu cabelo se forem feitas tranças com muita força ou se os cabelos forem puxados demasiadamente ao pentear ou escovar.

Algumas crianças (com idade inferior a 3 ou 4 anos) enrolam seus cabelos como um hábito reconfortante. Outras crianças (geralmente as mais velhas) podem puxar seu cabelo para fora de propósito, mas negar que o façam, ou simplesmente não estar cientes de que estejam fazendo isso – o que, muitas vezes, é sinal de estresse emocional, o que você deve discutir com seu pediatra.

Alopecia areata é uma doença comum em crianças e adolescentes, parece ser uma reação “alérgica” ao próprio cabelo. Nesse distúrbio, as crianças perdem o cabelo em uma área circular, causando uma careca. Em geral, quando é limitada a algumas áreas, as perspectivas para a recuperação completa são boas; mas, quando a condição persiste ou piora, cremes esteroides e até injeções de esteroides e outras formas de terapia no local da queda de cabelo podem ser usados. Infelizmente, se a perda de cabelos é extensa, pode ser difícil conseguir renovar seu crescimento.

Existe também a queda de cabelo pelo uso de alguns medicamentos, como nas quimioterapias para tratamento de câncer, ou doenças como micoses, estresse, deficiências nutricionais, síndrome de má absorção, desnutrição etc.

Alopecia e outros tipos de queda de cabelo podem ser um sinal de outros problemas médicos ou nutricionais. Por isso, leve essas condições para a atenção do seu pediatra sempre que ocorrerem após os primeiros 6 meses de idade. O médico vai olhar para o couro cabeludo de seu filho, determinar a causa e prescrever o tratamento. Às vezes, o encaminhamento para um dermatologista pediátrico é necessário.



Tratamento

O tratamento pode incluir um período de espera. Durante esse período, você e o médico avaliarão a queda de cabelo para determinar sua progressão ou remissão. Remissão espontânea ocorre em quase metade dos casos. Se a perda de cabelo persistir, converse com seu médico para descobrir qual é o melhor plano de tratamento para você. As opções incluem:

Medicamentos

Medicamentos para tratar a alopecia areata podem variar de acordo com a idade e incluem:
  • Corticosteróides tópicos
  • Injeções de corticosteróides no couro cabeludo
  • Medicamentos tópicos que alteram o sistema imunológico
  • Minoxidil tópico

Cirurgia

Procedimentos cirúrgicos podem ser uma opção se os medicamentos não funcionarem. Algumas delas incluem:
  • Laserterapia: para tratar os remendos no couro cabeludo.
  • Transplante capilar: tire o cabelo das costas e dos lados da cabeça e transplante-o para áreas calvas. Transplante de cabelo envolve vários procedimentos.
  • Redução do couro cabeludo com abas: o couro cabeludo é cortado e as áreas com cabelo unidas.
  • Pigmentação médica: pigmentos coloridos podem ser injetados nas sobrancelhas.

Outros tratamentos

Outras maneiras de tratar a alopecia areata incluem:
  • Peruca ou peruca
  • Fotoquimioterapia : exposição à luz ultravioleta após uso de medicação tópica ou oral
  • Conselho profissional ou grupos de apoio


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual