Aleitamento Materno - Hospital Sabará
Tempo para atendimento médico após cadastro
QUINTA-FEIRA 25/07/2024 - 23:32
00:00 - Fila: 0
Emergência
00:00 - Fila: 0
Urgência
00:00 - Fila: 0
Preferencial
00:00 - Fila: 0
Isolamento
00:13 - Fila: 1
Pouca Urgência
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Aleitamento Materno

O leite humano é o alimento ideal para o bebê, mas, em casos quando a mãe, por algum problema, não puder amamentar, ele poderá ser substituído por leites adaptados para os bebês.

Bebês que recebem leite materno têm uma probabilidade menor de ter infecções, principalmente diarreias, infecções de vias aéreas superiores e alergias.

O aleitamento deve ser exclusivo até o 4º ou 6º mês de vida, quando então deverão ser introduzidos outros alimentos.

Vivenciando uma boa amamentação

Pouco após o nascimento, o bebê é levado para ser alimentado. Nesse momento, geralmente as mães têm uma pequena quantidade de colostro, que persistirá por cerca de três dias. O colostro é um líquido claro, muito gorduroso e rico em imunoglobulinas, que são substâncias que protegerão o bebê. Normalmente, em torno do terceiro dia, se iniciará a apojadura (descida) do leite propriamente dito.

aleitamento

Um recém-nascido mama de 7 a 8 vezes por dia. Dependendo da quantidade de leite da mãe e do peso do bebê, ele deve ser acordado se ficar mais de 4 ou 5 horas sem mamar.

Durante a amamentação, tanto a mãe quanto o bebê devem estar em posições relaxadas e confortáveis. O bebê deve estar com o corpo alinhado, a cabeça levemente elevada em relação ao tronco, com o corpo voltado para a mãe, numa posição de abraço, na qual o abdome da criança se apoia no abdome da mãe.

A boca do bebê deve estar aberta, com a língua para baixo, para que abocanhe parte da aréola e o mamilo, e inicie a sucção. A sucção tem um ritmo variado e, muitas vezes, o bebê se cansa um pouco. Quando ele estiver satisfeito, mude de mama.

Após a mamada, já satisfeita a necessidade do bebê, levante-o lentamente e coloque-o apoiado no ombro, para ocorrer a saída do ar que ele engoliu (eructação ou arroto). Agora satisfeito e confortável, coloque-o para dormir deitado lateralmente.

Alimentação materna durante a amamentação

A mãe, durante todo o período de amamentação, deverá ter uma dieta variada e equilibrada, procurando ingerir os nutrientes necessários (proteínas, gorduras e açúcares) para produzir o leite e não perder a saúde. Precisa comer frequentemente em pequenas quantidades, evitando jejuns prolongados e refeições muito pesadas. Não existe restrição de alimentos, mas o uso de alimento rico em cafeína (chá preto, chá mate, guaranás e refrigerantes de cola) pode produzir cólicas nos recém-nascidos.

A mãe que amamenta sente muita sede e deve, portanto, tomar muito líquido durante todo o dia, não somente na hora de amamentar.

Qualquer substância usada pela mãe pode passar para o bebê, portanto, se necessitar usar algum medicamento, consulte seu pediatra.

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas pela mãe, assim como outras substâncias tóxicas.
Não existe leite fraco.

A cor do leite materno pode variar de pessoa para pessoa e devido à ingestão de determinados alimentos.

No caso de fissuras, ingurgitamentos e dores, procure seu ginecologista.

Cuidados com as mamas durante a gravidez e após o parto (recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia)

As mamas devem ser preparadas para a lactação durante a gravidez e alguns cuidados básicos devem ser tomados.

  • Use sempre sutiã. Este deve sustentar as mamas por inteiro e de forma confortável. O sutiã não deve apertar as mamas.
  • Massageie as mamas durante o banho, fazendo movimentos circulares e suaves. Da mesma forma, pode ser realizada após o banho com uma toalha macia. Não utilizar óleos, cremes etc., pois, além de as substâncias serem absorvidas, há o risco de alergia cutânea. Evitar o uso excessivo de sabão na região da aréola.
  • Realize exercícios para fortalecer a aréola e a papila (bico do seio). Estes podem ser realizados puxando levemente a aréola para os lados de forma retilínea e circular. Puxe a papila levemente, fazendo movimentos para frente e circulares.
  • Exponha ao sol a região areolar durante aproximadamente 15 minutos por dia, antes das 10 horas da manhã ou após as 16 horas.
  • Após o parto, durante o período de amamentação, alguns cuidados também devem ser tomados para facilitar o aleitamento e evitar complicações que podem levar à suspensão do mesmo.
  • Escolha uma posição confortável para dar de mamar.
  • Verifique se a aréola está macia. Passe o próprio leite na aréola e na papila.
  • Ofereça sempre as duas mamas. Começar sempre pela mama na qual terminou a última mamada.
  • Ofereça a mama ao bebê com cuidado, para que ele abocanhe parte da aréola e não só a papila.
  • Após cada mamada a mãe deve verificar se as mamas ainda estão cheias. Nesses casos, deve massageá-las com movimentos circulares, começando pela aréola e se estendendo por toda a mama. O leite residual pode e deve ser retirado por meio de expressão manual ou alguma bomba tira-leite.

Amamentação na internet

Nos sites abaixo, você poderá obter outras informações sobre aleitamento materno. Como toda a informação obtida na internet, tome cuidado, procurando órgãos que gozem de boa reputação (universidades, órgãos públicos, sociedades médicas etc.). Em caso de dúvida, procure um profissional de sua confiança.



Sabará Hospital Infantil

Av. Angélica, 1987 - São Paulo, SP
CEP 01228-200
Telefones: (11) 3155-2800 | (11) 3235-2800

Google Maps

Centro de Excelência | Consultórios

Rua Mato Grosso, 306 - Conj. 1503 e 1806

Google Maps