Acne - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Acne

Acne é uma doença dos folículos pilosos e glândulas sebáceas. Com acne, as glândulas sebáceas ficam entupidas, o que leva a espinhas e cistos.

Acne é muito comum – cerca de 80% dos indivíduos entre 11 e 30 anos de idade serão afetados por essa condição, em algum momento.

A acne, na maioria das vezes, começa na puberdade. Durante a puberdade, os hormônios sexuais masculinos (andrógenos) aumentam tanto nos meninos como nas meninas, fazendo com que as glândulas sebáceas fiquem mais ativas – o que resulta em aumento da produção de gordura.

As glândulas sebáceas produzem óleo (sebo), que, normalmente, caminha através dos folículos capilares até a superfície da pele. No entanto, as células da pele podem entupir os folículos, bloqueando o óleo proveniente das glândulas sebáceas. Facilitando com que as bactérias da pele (chamadas Propionibacterium acnes, ou P. acnes) comecem a se multiplicar dentro do folículo, causando inflamação. A acne progride da seguinte maneira:

  • Bloqueio incompleto do folículo piloso, resultando em um ponto preto.
  • Bloqueio completo dos resultados no folículo piloso, resultando em um ponto branco.

A acne pode ser superficial (sem espinhas ou abscessos) ou profunda (quando as espinhas inflamadas empurram para baixo a pele, causando cistos cheios de pus, que se rompem e resultam em abscessos maiores).

O que causa a acne?

Aumento dos níveis hormonais durante a puberdade pode causar acne. Além disso, a acne, muitas vezes, tem fator genético. Outras causas da acne podem incluir:

  1. Mudanças de nível hormonal durante o ciclo menstrual
  2. Certas drogas (tais como corticosteroides, lítio e barbitúricos)
  3. Óleo e gordura do couro cabeludo
  4. Óleo mineral ou óleo de cozinha e certos cosméticos podem piorar a acne

A acne pode ser agravada por espremer as espinhas ou esfregando a pele com muita força.

A acne pode ocorrer em qualquer parte do corpo. No entanto, aparece com mais frequência em áreas onde há uma alta concentração de glândulas sebáceas, incluindo as seguintes:

  1. Face
  2. Peito
  3. Parte superior das costas
  4. Ombros
  5. Pescoço

Os sintomas da acne podem assemelhar-se a outras condições da pele. Sempre consultar o médico de seu filho para um diagnóstico.

Tratamento específico será determinado pelo médico de seu filho, com base em:

  1. Idade da criança, saúde geral e história médica
  2. Gravidade da acne
  3. Tolerância da criança para a medicação específica
  4. Procedimentos ou terapias
  5. Expectativas para o curso da doença

O objetivo do tratamento é minimizar a as cicatrizes causadas pela acne e melhorar a aparência. Tratamento para a acne vai incluir terapia medicamentosa tópica ou sistêmica. Dependendo da gravidade da acne, medicamentos tópicos (medicamentos aplicados sobre a pele) ou medicamentos sistêmicos (medicamentos tomados por via oral) podem ser prescritos pelo médico de seu filho. Em alguns casos, uma combinação de medicamentos tópicos e sistêmicos pode ser recomendada.