Acalasia - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Acalasia

A acalasia é um transtorno incomum do esôfago que pode se apresentar em qualquer idade. Afeta, igualmente, homens e mulheres. Na maioria das vezes não há relação familiar.

Ocorre por uma incapacidade do esôfago de contrair-se e empurrar o alimento para o estômago (ausência de contrações peristálticas) e pela falta de relaxamento do esfíncter inferior do esôfago (espessamento muscular localizado na união do esôfago com o estômago que funciona como uma válvula e permite a passagem dos alimentos para o estômago, além de evitar que o conteúdo gástrico retorne para o esôfago), que impede a adequada passagem dos alimentos para o estômago. Origina-se por alterações das estruturas nervosas do esôfago e pode ser consequência de infecção pelo Trypanossoma cruzi (Doença de Chagas) ou de causa desconhecida (idiopática).



Tratamento

O objetivo do tratamento é facilitar a abertura do LES. O tratamento pode incluir:

Dilatação Pneumática

Este tratamento alonga o músculo LES. Um tubo fino é inserido na garganta. No final deste tubo é um balão não inflado. Quando o tubo atinge o músculo LES, o balão é inflado. A dilatação pneumática tem uma alta taxa de sucesso. É o tratamento primário na maioria das pessoas, embora o procedimento possa precisar ser repetido.

Cirurgia

Pequenas incisões são feitas no LES para ajudá-lo a relaxar. Isso é chamado de cirurgia de miotomia de Heller. Isso geralmente pode ser realizado por meio de laparoscopia, tornando-se um procedimento cirúrgico relativamente pequeno. Porque o LES é parcialmente cortado, algumas pessoas experimentam sintomas de refluxo gastroesofágico após esta cirurgia.

Toxina botulínica

Pequenas quantidades de toxina botulínica tipo A são injetadas no LES. A botulina faz com que o LES relaxe, o que facilita a abertura. Como o efeito é temporário, as injeções repetidas são quase sempre necessárias. A resposta diminui com injeções sucessivas.

Medicação

Certos medicamentos podem ajudar aqueles que não podem tolerar a cirurgia e não têm sucesso com a terapia botulínica. O alívio dos sintomas é temporário.


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual