Sabará traz personagens e faz festa na semana da criança

Festa na brinquedoteca
Príncipes e princesas ganharam coroas e mantos
Pronto Sorrir animou a criançada
Teatro com Sininho e turma da Terra do Nunca
Batman desce o prédio encantando as crianças
Bob Zoom abriu a semana das crianças
Pintura coletiva de um castelo na brinquedoteca
Espetáculo arrancou risadas e emoção das crianças e de seus pais
Entrega da Naninha de Luz na UTI
Super-heróis na semana das crianças
Batman preparando-se para descer o prédio
Terra Nunca fez show no Pronto-Socorro
No Dia das Crianças, todos os pacientes da Unidade de Internação ganharam presentes

A semana da criança no Sabará Hospital Infantil foi recheada de atrações para as crianças internadas e para quem passou pelo pronto-socorro.

Logo no início da semana, o personagem Bob Zoom circulou pela brinquedoteca e pelo pronto-socorro, distribuindo abraços e recebendo muitos sorrisos dos nossos pacientes. Na ação, as crianças receberam presentes da Playkids, com jogos e revistinhas.

Já na terça-feira foi o dia da distribuição das naninhas de luz, um projeto da voluntária Christiane da Costa Gloria, que coordena a produção das naninhas e as distribui gratuitamente para crianças hospitalizadas. As naninhas são como travesseiros com orelhas, braços, pernas e olhinhos que fazem companhia durante a internação e também na volta para casa (saiba mais sobre o projeto).

Também tivemos duas apresentações com a turma da Terra Nunca, na brinquedoteca e no Pronto-Socorro, realizadas em parceria com a Sodexo. Os personagens Capitão Gancho, Peter Pan, Sininho e Sr. Smee fizeram as crianças rirem e alguns pais se emocionarem. Sininho visitou os quartos em que as crianças não puderam sair por estarem em isolamento.

Com filho internado há duas semanas, Elaine Thomaz foi uma das que se emocionou durante o show. “Esse tipo de ação traz uma energia boa para as crianças, que ficam impacientes no hospital, e para a gente também, que fica cansado, depois de tantas noites sem dormir direito”, conta a mãe de Mateus.

Na quarta-feira foi dia de festa do voluntariado, que reuniu a rede de humanização: Grupo Saracura com a trilha sonora e Pronto Sorrir com animação. Com o tema príncipes e princesas, a festa propôs uma pintura coletiva de um castelo, a distribuição de coroas e mantos para as crianças e um trono para fotos.

“Recebemos a visita da voluntária da Naninha de Luz no quarto e ficamos muito emocionados tamanha atenção que o hospital nos deu. Para o Lucas, ações como essas ajudam a esquecer que está internado e certamente ajuda no tratamento”, contou Camila Martins, que é mãe de Lucas. Eles ainda revelaram o desejo de fazerem parte de um grupo de voluntariado em algum hospital em sua cidade, Osasco (SP), porque acreditam que esse trabalho contribui e muito no processo de cura e tratamento. A família também esteve com a criança na festa do voluntariado na Brinquedoteca, porque acredita que esse momento também é importante para o processo de cura do filho.

Shirley Leone, coordenadora do voluntariado no Sabará Hospital Infantil, destacou a participação de todos os envolvidos para o sucesso do evento. Cada detalhe da organização e decoração foi pensado pelas brinquedistas, voluntariado, além da música e apresentações dos grupos Saracura e Pronto Sorrir. “Pensamos essa ação durante a semana para que a criança sinta o mínimo possível que está dentro do hospital. Se estivesse na escola, certamente participaria de atividades como essas”, frisou.

Ao longo da semana, aconteceu a lavagem da fachada do prédio com um time de super-heróis: Batman, Superman, Capitão América, Lanterna Verde e Homem Aranha. Em razão da chuva, os heróis não puderam descer todos os dias pelo lado de fora e passaram para o lado de dentro do prédio, visitando quartos na Unidade de Internação.

Na sexta-feira, é dia de distribuição de presentes a todos os internados, com doações de parceiros como Fundamento, que doou livros, Playkids e Leiturinha, que doaram jogos e revistas, e Faber-Castell, que doou kits de desenho. Tivemos ainda uma doação especial da médica Subha Raman, cardiologista da Ohio State University e futura presidente da Sociedade de Ressonância Cardiovascular Americana, que veio ao Brasil para o 11° Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca e nos procurou para doar brinquedos às crianças internadas no Sabará. Subha havia lido na internet a respeito de nossas ações de humanização e decidiu fazer o gesto de presentear nossas crianças.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 15/10/2018