Sabará lança Programa de Diagnóstico Precoce da Surdez

O Sabará Hospital Infantil lança mais uma linha de cuidado, voltada para pacientes com suspeita ou diagnóstico de deficiência auditiva. O Programa de Diagnóstico Precoce da Surdez, coordenado pelo Dr. Robinson Koji, otorrinolaringologista especialista na área de audiologia, atenderá crianças de 0 a 18 anos, com consultas via telemedicina, consultas presenciais, exames como o BERA e cirurgia de implante coclear.

 

Tel:  11993041430

 

Teste da orelhinha

 

Obrigatório em todas as maternidades, o teste da orelhinha identifica a resposta aos sinais sonoros do bebê recém-nascido. Um teste com resultado “ausente” pode ser um alerta de deficiência auditiva.

Nestes casos, muitos pais não sabem qual é o próximo passo: quem consultar ou qual exame realizar.

Nosso Programa de Surdez visa atender essas famílias, inicialmente por uma consulta via telemedicina diretamente com o especialista em audiologia, um médico da equipe do Dr. Robinson Koji. Nela, o especialista do Sabará poderá avaliar o resultado do exame e conversar com os pais sobre possíveis diagnósticos e próximos passos.

O exame BERA pode ser realizado em bebês menores de 6 meses, pois é feito com a criança dormindo e é indolor. Seu resultado indica se existe ou não a perda auditiva, seu tipo e grau. No Sabará, a equipe que realiza o exame é especialista em crianças.

Após o resultado, a família passa novamente por consulta com especialista do Sabará para avaliar possibilidades de tratamento. Caso seja necessário, a criança poderá fazer o implante coclear, uma cirurgia em que um  dispositivo auditivo eletrônico é parcialmente implantado no ouvido. Essa cirurgia é feita em casos de perda auditiva severa a profunda e pode ser realizada a partir dos 6 meses de idade.

 

Para marcar uma teleconsulta com o especialista em audiologia, clique aqui.

 

Se quiser marcar uma consulta presencial com o especialista do Centro de Excelência, clique aqui.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 26/6/2020