Sabará inaugura Centro de Excelência em Alta Complexidade

Instalado no 16º andar do Hospital, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o espaço opera segundo o conceito “paciente no centro do cuidado” – formato utilizado pelos Children’s Hospitals

O cuidado centrado na criança e na família significa reconhecer que suas necessidades estão em primeiro lugar. Desta forma, o paciente não fica apenas fisicamente no centro da sala, mas toda a equipe trabalha de forma coordenada como uma unidade de cuidado. Esse modelo oferece uma assistência totalmente individualizada, integral e humanizada, sintetizando a eficiência e o acolhimento, que são a vocação do Sabará quando se trata de saúde infantil. 

Voltado para o atendimento de pacientes de alta complexidade pediátrica, a nova estrutura conta uma sala de procedimentos, três consultórios no modelo paciente no centro do cuidado, ultrassom e sala de reabilitação. Com uma equipe multiprofissional de alta capacidade resolutiva na atenção à criança e enfermeiras navegadoras, o local foi reestruturado para atender os pacientes complexos da Neurologia – clínica e cirúrgica, Aerodigestivo, Terapia Fetal e Neonatal e Reabilitação Intestinal. Também serão atendidos os pacientes do Núcleo de Cuidados Paliativos que, atualmente, são direcionados para outra unidade de serviço. 

No Centro de Excelência em Alta Complexidade poderão ser feitas consultas e procedimentos, sem a necessidade de ir ao Pronto-Socorro. Com capacidade de atendimento para 1.200 atendimentos por mês, além das consultas também serão realizados procedimentos como curativos, retirada de pontos, trocas de sondas e traqueostomias, entre outros. 

“Acreditamos que o cuidado centrado na criança e na família ajuda a alcançar melhores resultados e promover práticas mais seguras. Essa experiência auxilia na promoção de melhores desfechos clínicos, além de garantir a qualidade e segurança do cuidado prestado”, declara Felipe Monti Lora, gerente médico do Sabará Hospital Infantil.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 31/7/2020