Sabará Hospital Infantil e Instituto Pensi lançam Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da Criança

O Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI) e o Sabará Hospital Infantil, instituições da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), oferecem em 2019 o curso de Pós-Graduação — Psicologia e Saúde da Criança. O objetivo é formar profissionais de diferentes áreas e outros interessados para atuar de forma competente, habilidosa, humanizada e ética no cuidado e educação de crianças. O intuito, quanto ao cuidado em saúde, é aumentar a qualidade dos atendimentos no âmbito clínico e hospitalar visando um melhor acolhimento de todos os envolvidos no processo.

O curso é destinado a educadores, psicólogos, profissionais da saúde, pais, instituições e pessoas interessadas no processo de desenvolvimento, na aprendizagem e em práticas saudáveis de crianças entre zero e onze anos. Buscando uma melhor forma de entender as crianças, o melhor para sua saúde, desenvolvimento, crescimento e bem-estar.

A especialização é coordenada pelo Professor Lino de Macedo e pela Dra. Sandra Mutarelli Setúbal, que selecionaram um corpo docente formado por especialistas, mestres, doutores e livre docentes com ampla experiência, atuando em diversos contextos clínicos e institucionais desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas da Saúde, Psicologia e Educação de crianças.

De acordo com Professor Lino de Macedo, o curso integra a Psicologia do Desenvolvimento com a Psicologia da Saúde. “Quando falo em saúde, eu me refiro ao sentido amplo, envolvendo alimentação, cuidado de doenças agudas ou crônicas. Assim, como à vida da criança no hospital, à vida da criança em casa. Por isso, nesse curso teremos médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores e professores ligados à Psicologia do Desenvolvimento, que vão falar sobre como a psicologia e a saúde podem se articular visando ao melhor para o desenvolvimento da criança, para sua educação, e para a sua vida”, completou Macedo.

Ainda segundo o coordenador, o curso possui em seu cronograma 400h de aula, com 40h de prática de estágio supervisionado e a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso. “O profissional se especializará nesta área tão importante, visando não só um presente ótimo para crianças, quaisquer que sejam as suas condições físicas, mentais, de saúde e suas condições educacionais, e para que tenham uma infância boa, e quando elas se tornarem adultas elas possam também oferecer para si mesmas e para a sociedade o melhor que for possível para elas”, pontuou Macedo.

Abordagem Child Life Specialists

A especialização também vai apresentar outros aspectos da saúde da criança, como, por exemplo, seu adoecimento e o processo de hospitalização, orientando sobre o melhor a fazer, quando uma criança entra em um hospital.

Segundo a Prof.ª Sandra Mutarelli Setúbal, a experiência de uma criança ao ser hospitalizada é um evento para ser enfrentado. “Além de mudar a rotina da criança, entrar em um hospital pode ser muito estressante, não só por que aquele ambiente é incomum, mas por que a criança passará por procedimentos que podem causar algum tipo de estresse. O acompanhante, por ser a pessoa que mais conhece a criança é aquela que mais eficazmente consegue ajudá-la a enfrentar o estresse devido a hospitalização.  O Child Life Specialist se prepara para receber essa criança e seus familiares, analisando como recebê-los, baseado no desenvolvimento infantil, nos tipos de procedimentos que ocorrem dentro de um hospital infantil e nos sistemas familiares dentro de cada cultura, assim pode se preparar para atender desde admissão, o paciente e seus familiares da maneira menos traumática possível”, revela.

A brincadeira é a melhor forma de conseguir se comunicar com a criança e a forma mais natural que a criança encontra para se expressar, e para poder contar para o profissional de saúde o que está difícil para ela, por esse motivo as intervenções do Child Life Specialist são elaboradas a partir de brincadeiras específicas para cada situação.

O Sabará Hospital Infantil já trabalha com o Child Life Specialist, dentro de um projeto piloto, há um ano e visa apresentar essa abordagem dentro do curso de Pós-Graduação Psicologia e Saúde da Criança. Esse profissional já existe nos Estados Unidos, Canadá, Japão e outros países.

Para mais informações sobre o Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da Criança acesse o site do Instituto Pensi.

Autor: Piero Caíque

Atualizado em: 14/2/2019