Pacientes pré-cirúrgicos recebem material humanizado da Equipe de Child Life

Deixar o paciente tranquilo antes de uma cirurgia não é uma tarefa simples. Imagina quando esse paciente é uma criança?

Para amenizar a ansiedade de forma lúdica, a equipe de Child Life do Sabará Hospital Infantil desenvolveu um material com uma linguagem toda voltada para crianças.

O “Meu livro de Preparação para Cirurgia” é dividido em dois livretos repleto de ilustrações e desenhos para colorir que tem como objetivo falar diretamente com o paciente, sempre de forma carinhosa e acolhedora, explicando, de acordo com seu nível de desenvolvimento, os passos daquele dia atípico na vida da criança.

Para a psicóloga Dora Leite, coordenadora do Setor Child Life do Sabará, as crianças precisam desse acompanhamento para um melhor desenvolvimento e aprendizado, além de ajudá-las a enfrentarem os desafios do processo cirúrgico.

“É imprescindível existir no ambiente hospitalar pediátrico ferramentas que dialogam com a criança a partir da linguagem que ela nos ensina”, afirma Dora.

O grupo especializado Child Life é um dos diferenciais do Sabará. Ele age de maneira focal como membro da equipe multiprofissional estando presente em momentos estressantes durante a hospitalização, como na preparação da criança antes de procedimentos e o acompanhamento desses momentos junto ao paciente.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 09/10/2020