Sabará inicia avaliação pré-anestésica por Telemedicina

Nova forma de atendimento avalia o histórico do paciente cirúrgico e tira dúvidas da família 

O Sabará Hospital Infantil passou a oferecer mais um serviço dentro das iniciativas do projeto de Telemedicina. Pensando no conforto e na segurança dos pacientes cirúrgicos, o Hospital conta agora com a avaliação pré-operatória de enfermagem e pré-anestésica por teleconsulta. 

O procedimento que costumava ser feito em consultório pela equipe de anestesiologistas do Sabará ganha uma nova forma de atendimento. A facilidade de realizar consulta à distância através da Telemedicina traz maior aderência e possibilita que todos os pacientes cirúrgicos participem. “O objetivo é conversar com os responsáveis para colher a história do paciente, saber se ele tem alguma particularidade que necessite um preparo diferente, comorbidades, quais medicamentos toma e como está o calendário vacinal, além de verificar os exames pré-operatórios”, comenta Dra. bora Cumino, responsável pelo serviço de anestesiologia do Sabará. 

Na consulta, o médico também reforça as instruções sobre jejum e tira dúvidas dos pais e familiares, para reduzir a ansiedade sobre a cirurgia. As informações colhidas na avaliação pré-anestésica ficam registradas no sistema do Sabará, para que o paciente tenha o processo agilizado ao chegar no Hospital. Neste momento, será necessária apenas a confirmação dos dados e uma avaliação física.  

“Os pacientes estão muito satisfeitos por ter essa oportunidade. É mais uma etapa do fluxo seguro para as cirurgias eletivas nesse momento de pandemia”, explica a Dra. bora. “A avaliação promove um melhor planejamento anestésico, aumenta a segurança e a qualidade do serviço prestado”, conclui. 

Saiba mais sobre a cirurgia segura:

Para garantir a segurança das cirurgias no Sabará em tempos de pandemia, o fluxo dentro do Hospital foi reorganizado para que não haja cruzamento do paciente cirúrgico com pacientes que têm sintomas respiratórios. Além disso, o paciente também passa pelo teste de Covid-19 dois dias antes da cirurgia. E ainda, o paciente e seus familiares recebem um kit de máscara em sua casa para que cheguem ao Hospital já protegidos. 

 

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças. Também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013, depois em 2016 o Hospital foi reacreditado e em 2019, recebeu nova reacreditação, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.