Prédio do Sabará é iluminado de azul no mês do autismo

Haverá apoio à Caminhada do Autismo e material de conscientização nas estações de metrô da cidade

 

São Paulo, abril de 2018 – Em comemoração ao mês do Autismo, em prol da conscientização, entendimento e aceitação do transtorno, o Sabará Hospital Infantil iluminará o seu prédio de azul. Diversos monumentos pelo Brasil adotaram a cor azul em apoio à causa, como o Monumento às Bandeiras, em São Paulo. Ofício emitido pela ONG Autismo & Realidade, da Fundação José Luiz Egydio Setubal, da qual pertence o Sabará Hospital Infantil, solicitou que mais de 35 monumentos brasileiros fossem iluminados de azul.

Além de fazer campanhas para que se acenda uma luz para o autismo, a ONG Autismo & Realidade apoiará a Caminhada pelo Autismo, que acontecerá no próximo dia 8 de abril na Avenida Paulista.

Esta é a segunda edição da caminhada, que começará às 14h na Associação SABESP e terá encerramento às 16h30 em frente à FIESP. Além de diversas atividades para as crianças, o evento tem como objetivo informar a população sobre o autismo. A ONG distribuirá cartilhas ilustradas por Ziraldo sobre o tema, além de material informativo.

 

Ações espalhadas pela cidade

Os relógios nas ruas de São Paulo trazem frases sobre o transtorno ao longo deste mês. Nas estações de metrô da cidade, há cartazes com informações sobre o TEA, como “Você sabia? Uma em cada 68 crianças no mundo nasce com Autismo” e “O Autismo não é uma doença, nem um mundo à parte, mas parte do mundo”.

 

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

É uma condição do desenvolvimento neurológico, que se manifesta desde a primeira infância e afeta cerca de 1% da população mundial.

Segundo o principal manual diagnóstico em transtornos mentais (DSM 5), o TEA é caracterizado por prejuízos em duas esferas: Comunicação Social e Comportamentos Repetitivos e Estereotipados.

 

 

Sobre a ONG Autismo & Realidade

A Autismo & Realidade é uma ONG formada por pais e profissionais, incorporada em 2015 ao Instituto PENSI, braço de ensino e pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setubal, da qual também faz parte o Sabará Hospital infantil. Desde sua incorporação ao Instituto Pensi, a ONG tem estabelecido parcerias para projetos destinados ao ensino e pesquisa científica que melhorem o conhecimento sobre o autismo, além da divulgação de materiais educativos e práticos que facilitam o acesso das famílias a informações sobre essa condição.

 

Sobre Sabará Hospital Infantil

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil.  É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Em 2013 o Hospital recebeu seu primeiro selo de acreditação pela Joint Commission International, principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo. Em 2016 o Sabará foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.