Especialistas falam sobre a importância da vacinação

Por medo da contaminação pelo Covid-19, muitos pais têm deixado de levar seus filhos para a vacinação.

Imunizações importantes contra coqueluche, sarampo entre outras têm deixado de ser realizadas, trazendo de volta doenças que nem faziam mais parte do nosso dia a dia.

Para falar um pouco sobre a preocupante queda na vacinação infantil que a Dra. Helena Sato – pediatra da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, além de professora convidada do Instituto PENSI – participa do podcast da Revista Viva Saúde, da editora Abril.

Dra. Helena explicou que é importante desmistificar esse medo sobre a vacinação que se instaurou na população e que as vacinas são fundamentais, independentemente da situação clínica ou do desenvolvimento das crianças, já que elas podem se infectar ao longo da vida. “Sabemos que estamos em uma pandemia, mas não vamos deixar esse esquema de atualização das vacinas para depois que sair a vacina do Covid-19 no ano que vem. Por favor, procure um posto de saúde mais próximo da sua casa, veja o melhor horário, mas não vamos baixar a guarda. É fundamental que as carteiras de vacinação de qualquer faixa etária estejam adequadamente atualizadas”, afirma a pediatra que estará presente, em novembro, no 5º Congresso Nacional Sabará de Saúde Infantil.

O podcast também conta com a participação da psicóloga do Sabará Hospital Infantil, Dora Leite, que aborda táticas para tranquilizar as crianças na hora da vacinação. “Ser honesto com a criança, explicar o que vai acontecer, que ela pode ter medo e receio e dizer que o cuidador vai estar junto com ela e, durante o procedimento, é importante fazer o exercício de respiração para acalmá-la”, são algumas das dicas dadas pela especialista.

Para ouvir o podcast, basta acessar https://saude.abril.com.br/podcast/a-preocupante-queda-na-vacinacao-infantil/ ou pelo Spotfy: https://open.spotify.com/episode/1n03S8OovD2AQbEv0HPIg3

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 25/9/2020