Dia Nacional de doação de órgãos – conheça a feliz história de Murilo que realizou o transplante de rim - Hospital Sabará
Dia Nacional de doação de órgãos – conheça a feliz história de Murilo que realizou o transplante de rim
Depoimento

Dia Nacional de doação de órgãos – conheça a feliz história de Murilo que realizou o transplante de rim

Dia Nacional de doação de órgãos. Chegou o grande dia! O dia do transplante de rim do pequeno Murilo.

 

Em junho de 2021, Murilo Zanin, de nove anos,  foi diagnosticado com Síndrome Nefrótica, uma doença que afeta os rins causando perda de proteína e inchaço pelo corpo. Tem uma incidência de dois a sete casos por 100 mil crianças por ano, sendo mais comuns em meninos com idade entre dois e seis anos.

 

De acordo com a Dra. Regina Grigolli Cesar, Diretora clínica, Diarista da UTI e Supervisora do Programa de Residência Médica em Terapia Intensiva Pediátrica do Sabará Hospital Infantil,  “essa síndrome é associada  a doenças renais e sua forma mais comum na infância é a Síndrome Nefrótica Primária ou Idiopática (SNI), que se desenvolve sem apresentar inicialmente hipertensão arterial ou sangue na urina”.

 

“Depois que descobrimos a doença, tudo mudou. Mas Graças à Deus conhecemos o Sabará Hospital Infantil que nos deu e está nos dando todo o apoio necessário para enfrentarmos essa luta,” conta a mãe Marimarcia Zanin.

 

A partir do diagnóstico, Murilo  passou por duas internações no Sabará. Foram dias de muita apreensão pelos pais. Mas Murilo estava sempre sorridente, muito simpático com todos que conversava, demonstrando sempre muita coragem e força.

 

Em sua última internação, no mês de maio, ele precisou fazer um exame do coração, porque estava se sentindo bastante cansado e nosso especialista achou melhor ele internar novamente. Mas nesse momento, não se tinha perspectiva sobre o transplante. Até que o milagre aconteceu.

 

Chegou o grande dia! O mais esperado pela família, pela nossa equipe e principalmente pelo nosso pequeno Murilo – o dia do transplante de rim.

 

“Um dia antes do transplante, mesmo sem sabermos de nada, o Murilo estava no quarto enquanto eu tomava banho. Entrou uma enfermeira e ele falou ‘tia, fala pra minha mãe que meu rim chegou, vamos brincar com ela’. A enfermeira respondeu que não poderia fazer uma brincadeira dessa comigo, que eu como mãe, poderia passar mal. E, mesmo com a insistência dele, ela se recusou a dizer e decidiu ir embora para não criar nenhuma ansiedade nele. Foi quando eu saí do banheiro e ele me falou ‘mãe, meu rim chegou. Daqui a pouco eu vou descer para a cirurgia’. Eu apenas respondi que já estava tarde e que ele precisava descansar, ele repetiu a história e fomos dormir”, conta a mãe emocionada.

 

E não é que Murilo estava sentindo que seu grande momento havia chegado? Durante a madrugada, recebemos a notícia de que existia um doador para Murilo. A enfermeira Thais Franco, Supervisora a UTI, chegou no quarto para avisar sobre o rim.

“Quando ela saiu do quarto, meu filho me olhou e disse ‘tá vendo, eu não falei para você, mamãe?’. Para nós foi um anjo que avisou o Murilo. Deus fez um milagre na vida dele”, diz Mari.

 

O transplante de Murilo foi perfeito, sem nenhuma intercorrência e ele já está em casa. Agora só precisará fazer o acompanhamento com a equipe do Sabará. “A fé da gente fraqueja muito, mas não podemos perdê-la nunca, porque Deus é maravilhoso. Eu sei que tem muita gente sofrendo e isso é para mostrar para cada um que Deus existe sim, que ele é maravilhoso. Ele está bem, graças a Deus. O Sabará foi maravilhoso, não encontro uma palavra para agradecer. Desde o dia em que chegamos até o dia em que saímos, nos acolheu cuidou do meu filho; a equipe sempre do nosso lado, nas horas boas e ruins, desde a limpeza até os maiores médicos. Foi tudo maravilhoso eu só tenho que agradecer”, finaliza a mãe.

 

 

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual