Cuidado limpo para todos: está em suas mãos

Já começou a nova campanha de Higienização das Mãos do Sabará Hospital Infantil, iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que tem como objetivo reforçar a comunicação sobre a importância da higienização das mãos como a principal forma de reduzir o risco de transmissão de infecções.

 

A campanha intitulada, “Cuidado limpo para todos: está em suas mãos”, conta com material impresso que será entregue aos cuidadores, pais, familiares e pacientes. E ainda, uma série de ações como: distribuição de álcool gel e filipetas informativas com todos os passos corretos para deixar as mãos livres de bactérias, além de uma cabine para pacientes e cuidadores tirarem fotos personalizadas com a comunicação da campanha. Confira um pouco do que rolou:

 

 

De acordo com o gerente médico da Qualidade, Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Junior, “esse é o momento de reforçar o papel da higienização das mãos como um dos elementos fundamentais para garantir a segurança no cuidado à saúde” e acrescenta “assim como nossos cuidadores, os pacientes e seus familiares devem ser educados a respeito dos momentos onde a higiene das mãos deve ser realizada e estimulados a executá-la de forma correta”.

 

Portanto, não se esqueça:

  • A higiene das mãos é a principal forma de prevenir infecções;
  • Visitantes e familiares também devem higienizar as mãos;
  • Você pode perguntar aos profissionais de saúde se eles higienizaram as mãos;
  • A higiene das mãos deve ser realizada em todos os locais onde o cuidado é prestado;
  • Utilize álcool gel ou água e sabão para higienizar as mãos.

Autor: Vanila Pontes

Atualizado em: 15/5/2019