Conheça a história de João Guilherme, um menino feliz que tem progredido muito após cirurgia para a insuficiência renal - Hospital Sabará
Conheça a história de João Guilherme, um menino feliz que tem progredido muito após cirurgia para a insuficiência renal
Depoimento

Conheça a história de João Guilherme, um menino feliz que tem progredido muito após cirurgia para a insuficiência renal

João Guilherme é a expressão viva de que milagres existem para quem acredita neles. Quem vê o pequeno João cheio de vitalidade, energia e alegria não imagina tudo o que ele já passou.

Durante o pré-natal, apresentou uma alteração renal tornando a gestação delicada. “Apesar da urgência, foi um parto tranquilo, eu estava calma, talvez não tivesse dimensão do que estaria por vir a partir de seu nascimento,” explicou a mãe Cristina Pandovan .

Assim que nasceu já teve seu primeiro diagnóstico: insuficiência renal crônica secundária de uma malformação na válvula da uretra. Na maternidade onde nasceu permaneceu pouco mais de dois meses e logo foi transferido para a UTI do Sabará Hospital Infantil para continuação do tratamento. “João era uma criança pequena, debilitada, tinha infecções de repetição, a diálise tinha muitos obstáculos, precisava de transfusões de sangue, sempre voltava ao centro cirúrgico para rever o cateter de diálise que não funcionava muito bem”, conta a mãe.

Foi quando a equipe médica decidiu fechar a vesicostomia e realizou uma cirurgia para desobstruir a válvula da uretra e fazer ureterostomia bilateral com o objetivo de aumentar a drenagem de urina. “Passados alguns dias da cirurgia, mesmo com uma recuperação tensa, dolorosa e lenta, os exames estavam surpreendendo a todos. Os rins do João estavam reagindo”. João fez diversos procedimentos cirúrgicos, mas não depende mais de diálise para viver, não tem ostomia para fazer xixi e teve seu aparelho urinário todo restaurado.

Atualmente, João realiza acompanhamento periódico com diversos especialistas: nefrologista, urologista, cardiologista, neurologista, psiquiatra, fisiatra, geneticista. “Nada nos impede de aproveitar cada dia, vibrar por cada conquista, festejar cada vitória. Meu filho continua em tratamento, mas é uma criança super esperta, curiosa, aprende as coisas com facilidade, frequenta escolinha, é ativo. E, há poucos meses tivemos uma outra grande conquista, ele desfraldou, tem total controle urinário e intestinal”, afirma a mãe.

Cristina afirma que entrar no Sabará foi a melhor coisa que aconteceu. “Tivemos toda estrutura que não só o João, mas eu também precisava, já que me “mudei” para lá para acompanhar seu tratamento. Ficamos internados por mais ou menos um ano. Só amor e gratidão por todo cuidado e carinho que a equipe sempre teve por nós, um tratamento diferente, humanizado. O Sabará é sempre nossa escolha”.

Open chat
Cuidador Virtual