Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Radiologia

Visão geral

A radiologia ou a imaginologia estuda as pessoas por dentro através de aparelhos capazes de “ver” os órgãos sem ter que cortar a pessoa. Assim, nós trabalhamos com Rx (radiografias), ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Geralmente quando algo não está normal, a criança sente dor, tem febre, fica irritada ou simplesmente fica mais “quieta” ou “baqueada”.  Dependendo de onde for a dor ou a suspeita do médico pediatra, uma simples ultrassonografia ou uma tomografia computadorizada será capaz de detectar o motivo do quadro.

 

Criança não é adulto pequeno

A criança não é adulto pequeno. Quantas vezes já ouvimos esta frase? E, realmente, quem trabalha predominantemente com criança, sabe que esta frase é totalmente verdadeira! Crianças apresentam particularidades conforme a faixa etária e só quem está habituado a vê-las sabe disso. O tamanho dos órgãos, assim como a inter-relação entre eles, é diferente do adulto. Algumas imagens que poderiam ser consideradas como alteradas em adultos são totalmente normais dependendo da idade da criança. E não só isso. Dentro da pediatria, dependendo da idade, também poderiam ser consideradas alteradas. Além disso, as doenças na faixa pediátrica são bem diferentes dos adultos. Quem não estiver habituado, poderá dar falsos diagnósticos ou mesmo deixar passar alguma alteração. E só um radiologista pediátrico para saber de todas essas nuances.

Outro detalhe a se considerar é como lidar com esses pequenos pacientes, que muitas vezes têm medo das coisas só pelo desconhecimento. Mostrar e explicar com paciência, deixando-os calmos na hora do exame, utilizando algumas técnicas lúdicas e todo o tempo necessário é uma das características de quem faz radiologia pediátrica e que só é possível em uma instituição como o Sabará. Temos toda estrutura e equipe treinada para realizar os exames com maior conforto possível para as crianças e seus pais. Contamos com um time de  Child Life Specialists,  que utiliza técnicas para minimizar todo e qualquer tipo de trauma relacionado aos exames e hospitalização que os nossos pacientes possam ter. Grande parte dos nossos exames de tomografia em crianças pequenas são realizados sem anestesia devido ao nosso time treinado.

 

Nossos diferenciais

A área de radiologia do Sabará Hospital Infantil fornece uma gama completa de serviços de imagem para recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. Nossa equipe realiza mais de 5000 estudos de imagem por mês (mais de 60 mil exames por ano).

Fornecemos cuidados individualizados para cada paciente para obter imagens da mais alta qualidade e garantir os diagnósticos mais precisos. Nossa abordagem é a radiologia pediátrica, ou seja, um radiologista com formação especializada na doença ou sistema de órgãos na faixa pediátrica irá realizar e/ou interpretar as imagens do seu filho.

Temos equipamentos de imagem sofisticados e estamos constantemente investindo em tecnologia inovadora. Todo o nosso equipamento é concebido ou adaptado para uso pediátrico, ou seja, é dimensionado ou utilizado de forma a maximizar o conforto e a segurança da criança.

Alguns tipos de estudos de imagem requerem o uso de radiação. Ao adaptar nossos equipamentos e protocolos especificamente às crianças, mantemos a exposição à radiação no nível mais baixo possível, somente o suficiente para adquirir imagens com qualidade diagnóstica. Em alguns casos, com a orientação adequada e discussão entre vários profissionais (principalmente entre clínicos e/ou cirurgiões e radiologistas) podemos evitar a radiação completamente, substituindo o método que utiliza a radiação  por ultrassom ou ressonância magnética.

A nossa decoração no setor, pessoal experiente e especialistas dedicados ajudam a tornar a experiência do seu filho o menos desconfortável e traumático possível. As salas de Raio X, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do Sabará são voltadas exclusivamente para exames de  crianças, com ambiente o menos hostil possível para o público infantil. Além disso, técnicas lúdicas para deixar a criança menos ansiosa durante a realização de exames já são aplicadas em alguns casos, como tablets, música, batons (para exames com anestesia) e técnicas de Child Life. Quando necessário, a sedação ou a anestesia são administradas e monitoradas por uma equipe especializada que coloca a segurança e o conforto do paciente em primeiro lugar.

Autor: Dra. Lisa Suzuki - CRM: 72521

Atualizado em: 02/4/2020