Sabará está preparado para atender casos do novo coronavírus

No dia 17 de março, o fluxo de pacientes do Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil passou por uma mudança importante, separando pacientes com sintomas respiratórios dos demais. A classificação é feita logo na porta de entrada, onde uma técnica de enfermagem oferece máscara e direciona os pacientes com sintomas respiratórios para uma área isolada, instalada no térreo do Hospital desde o início de março.

Dali, quando são chamados pela senha, se direcionam ao balcão de cadastro exclusivo e depois seguem o fluxo de atendimento no primeiro andar.

Já os pacientes sem sintomas respiratórios, recebem uma senha separada na chegada ao Hospital e são direcionados por outro caminho, realizando cadastro, recebendo atendimento e os procedimentos básicos no andar térreo, sem cruzar com os pacientes que têm sintomas respiratórios. Apenas alguns tipos de procedimento, como a sutura e exames de imagem, exigem deslocamento a outro andar do Hospital.

Dessa forma, buscamos proteger os pacientes e proporcionar o atendimento mais eficiente e mais seguro a todos.

 

À distância

O Sabará criou ainda um tira-dúvidas online sobre o COVID-19 (veja aqui). O objetivo é que, por meio das perguntas e respostas da ferramenta, o usuário saiba se seus sintomas podem ter relação com o novo coronavírus ou não. Em caso positivo, existe uma “hotline”, número de telefone específico para atender casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para orientar as famílias antes de serem atendidas no pronto-socorro do Sabará Hospital Infantil.

Tel:  11 2526-2535

 

Treinamento

Desde o início da epidemia, nossos cuidadores vêm sendo informados sobre o novo coronavírus e sobre os protocolos da Organização Mundial da Saúde. Todos receberam treinamento para lidar com casos suspeitos e confirmados, de forma a garantir a segurança de todos os pacientes, profissionais e demais pessoas que circulam pelo Hospital.

 

Comunicação

Prevenção é fundamental. Por isso, nos últimos meses salientamos por meio do site e das redes sociais do Sabará quais são os cuidados para evitar infecções por vírus.

Veja como se proteger de um vírus

A comunicação sobre o novo coronavírus vem sendo feita por diversos canais, inclusive com perguntas e respostas enviadas por Whatsapp, além de materiais impressos em todos os ambientes de atuação do Sabará Hospital Infantil, como Centro de Excelência, Instituto PENSI, Pronto-Socorro e demais unidades. Nosso objetivo é que pacientes e cuidadores estejam bem informados sobre a doença.

Para os profissionais de saúde e funcionários do Hospital, também há intensa comunicação em relação aos protocolos de atendimento para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Com todas essas ações, nos certificamos de que o Hospital está preparado para atender de maneira segura os pacientes que venham a nos procurar com suspeita de COVID-19.

 

Até o dia 18 de março, não tivemos nenhum caso confirmado de Covid-19 no Sabará Hospital Infantil.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 19/3/2020