Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias - Hospital Sabará
 

Sabará realiza Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias

Especialistas do Brasil se reúnem para acompanhar cirurgia de extrofia vesical

No último sábado (06), aconteceu mais um Encontro Nacional do Grupo de Tratamento de Extrofias, com a participação da equipe de Cirurgia e Urologia pediátrica do Sabará Hospital Infantil e a presença de um grupo de 15 especialistas de todo o Brasil, que estiveram na Instituição para acompanhar a realização de uma cirurgia de extrofia vesical.

No encontro realizado no Centro Cirúrgico do Sabará, médicos de Salvador, Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Pará assistiam à cirurgia por meio de uma televisão e recebiam explicações do que estava sendo executado pelos médicos Fernanda Ghilardi Leão e Jovelino Quintino de Souza Leão, da equipe do Sabará.

A extrofia vesical ocorre por uma falha de fechamento da parede abdominal inferior e vesical do feto, que se estende até a genitália, comprometendo inclusive o fechamento do arco ósseo pélvico. Essa malformação é a forma mais frequente dentro do complexo extrofias e afeta um a cada 30 mil nascidos.

“Esse é o segundo caso de cirurgia de extrofias realizado no Sabará. Um tratamento de altíssima complexidade, que segue protocolos validados internacionalmente e conta com participação de especialistas do Brasil e profissionais de nível internacional”, conta a Dra. Fernanda Ghilardi Leão que é coordenadora do departamento de Cirurgia Pediátrica do Sabará.

Confira mais informações de como foi o primeiro caso no mundo operado e com uma cirurgia bem-sucedida: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/equipe-do-sabara-realiza-cirurgia-inedita/

 

Sobre Sabará Hospital Infantil

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil.  É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Em 2013 o Hospital recebeu seu primeiro selo de acreditação pela Joint Commission International, principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo. Em 2016 o Sabará foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual