Sabará promove webinar sobre acidentes domésticos

Quedas, queimaduras, intoxicação. Para evitar estes perigos com as crianças em casa, especialistas debatem em webinar

O Sabará Hospital Infantil realiza no dia 22 de maio, às 19h, seu primeiro webinar. O tema é “Acidentes domiciliares com crianças e isolamento social – utilização da telemedicina como prevenção e avaliação”.

Diante da pandemia de Covid-19, a orientação das autoridades sanitárias é o isolamento social. Nas residências, muitas vezes, são utilizados produtos químicos tóxicos, que podem causar danos à saúde da criança, mesmo em pequenas quantidades.

Dados do Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes do Ministério da Saúde (SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade) demonstram que a principal causa de morte em crianças até 9 anos são acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras, intoxicações, entre outros.

Considerando estes perigos e a importância de levar conhecimento para os familiares que estão cuidando das crianças em casa, o Sabará reúne alguns especialistas neste webinar sobre a segurança dos pequenos. Os profissionais vão falar sobre como prevenir e o que fazer caso algum acidente doméstico aconteça, além de explicar em quais casos é possível utilizar a telemedicina.

 

Serviço:

Data: 22/05/2020

Horário: 19h

Para participar, acesse: http://saudeparavoce.org.br

 

Moderador: Prof. Dr. Chao Lung Wen

Professor Associado da USP com Livre Docência em Telemedicina pela Faculdade de Medicina da USP. Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

 Mariana Mie Chao

Arquiteta formada em Belas Artes, com especialização em Casas Inteligentes e Design de Interior para Bem-Estar e Segurança.

Dr. Felipe Lora

Médico assistente do pronto-socorro da Santa Casa de São Paulo e gerente do pronto-socorro do Sabará Hospital Infantil

Prof. Dr. Fernando Gomes Pinto

Neurocirurgião, Professor Livre Docente da Faculdade de medicina da USP. Coordenador do Programa de Cranioestenose e Assimetrias cranianas do Sabará Hospital Infantil.

 

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças. Também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013, depois em 2016 o Hospital foi reacreditado e em 2019, recebeu nova reacreditação, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.