Sabará lança Programa de Terapia Fetal e Neonatal - Hospital Sabará
 

Sabará lança Programa de Terapia Fetal e Neonatal

Iniciativa inédita no Brasil integra medicina e cirurgia fetal dentro de um hospital infantil

O Sabará Hospital Infantil acaba de inaugurar o Programa de Terapia Fetal e Neonatal para atender gestantes que estão esperando bebês com malformações e doenças genéticas, realizando o pré-natal, o parto e o tratamento neonatal imediato. “É o primeiro programa do país a integrar dentro de um hospital infantil um serviço de medicina e cirurgia fetal, permitindo assim o atendimento integral de gestantes com fetos com qualquer tipo de malformação”, explicam os coordenadores, Dra. Denise Araujo Lapa e Dr. Gregório Lorenzo Acácio.

O Programa de Terapia Fetal e Neonatal do Hospital Sabará é uma iniciativa pioneira no Brasil, com uma lógica semelhante ao Children’s Hospital americano, pois integra a atenção pré-natal de fetos com malformações e doenças genéticas (Ex. espinha bífida, gastrosquise, obstrução de vias aéreas, malformações cardíacas complexas) à expertise de profissionais de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas neonatais e pediátricas.

O serviço reúne o conhecimento de uma equipe de medicina fetal com experiência de mais de 20 anos na área e que já desenvolveu técnicas inovadoras adotadas mundialmente, à experiência do Sabará Hospital Infantil, um dos únicos exclusivamente pediátricos do Brasil e que possui médicos altamente experientes em todas as especialidades pediátricas.

No programa, a gestante irá passar pelos exames e procedimentos diagnósticos, por consultas de medicina fetal, atendimento pré-natal e também com os médicos especialistas que irão cuidar do recém-nascido. Além disso, realizará cirurgias intraútero que se façam necessárias, assim como cirurgias e outros procedimentos no recém-nascido. O parto será realizado no Sabará com a retaguarda da mesma equipe para o tratamento neonatal imediato.

Outra possibilidade do programa é a utilização da telemedicina para consulta clínica de gestantes e para avaliação remota em parceria com especialistas de outros estados.

“Reunir o atendimento pré-natal, o parto e o acompanhamento pós-natal num hospital pediátrico faz toda a diferença em casos de alta complexidade. A equipe multidisciplinar de um hospital que atende grande número de malformações pediátricas era o elemento que faltava para o atendimento de fetos malformados”, enfatizam os coordenadores do programa.

Serviço:

Mais informações sobre o programa, a jornada do paciente e as principais doenças que o serviço atende, acesse o site:

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/centro-de-excelencia-e-servicos/programa-de-terapia-fetal-e-neonatal/.

Agendar consulta: (11) 3155-2800

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças. Também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint Commission International, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013, depois em 2016 o Hospital foi reacreditado e em 2019, recebeu nova reacreditação, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual