Sabará inaugura Centro de Excelência em Alta Complexidade

Espaço é destinado ao atendimento de pacientes complexos e realização de procedimentos elegíveis, sem a necessidade de ir ao Pronto-Socorro

 

O Sabará Hospital Infantil, um dos maiores centros de atendimento pediátricos do Brasil, acaba de inaugurar o Centro de Excelência em Alta Complexidade.Instalado no 16º andar do Hospital, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o espaço operasegundo o conceito“paciente no centro do cuidado” – formato utilizado pelosChildren’sHospitals.

O cuidado centrado na criança e na famíliasignifica reconhecer que suas necessidades estão em primeiro lugar. Desta forma, o paciente não fica apenas fisicamente no centro da sala, mas toda a equipe trabalha de forma coordenada como uma unidade de cuidado. Esse modelo oferece uma assistência totalmente individualizada, integral e humanizada, sintetizando a eficiência e o acolhimento, que são a vocação do Sabará quando se trata de saúde infantil.

Voltado para o atendimento de pacientes de alta complexidade pediátrica, a nova estrutura conta uma sala de procedimentos, três consultórios no modelo paciente no centro do cuidado, ultrassom e sala de reabilitação. Com uma equipe multiprofissional de alta capacidade resolutiva na atenção à criança e enfermeiras navegadoras, o local foi reestruturado para atender os pacientes complexos da Neurologia – clínica e cirúrgica, Aerodigestivo, Terapia Fetal e Neonatal e Reabilitação Intestinal. Também serão atendidos os pacientes do Núcleo de Cuidados Paliativos que, atualmente, são direcionados para outra unidade de serviço.

No Centro de Excelência em Alta Complexidadepoderão ser feitas consultas e procedimentos, sem a necessidade de ir ao Pronto-Socorro. Com capacidade de atendimento para 1.200 atendimentos por mês, além das consultas também serão realizados procedimentos comocurativos, retirada de pontos, trocas de sondas e traqueostomias, entre outros.

“Acreditamos que o cuidado centrado na criança e na família ajuda a alcançar melhores resultados e promover práticas mais seguras. Essa experiência auxilia na promoção de melhores desfechos clínicos, além de garantir a qualidade e segurança do cuidado prestado”, declara Felipe MontiLora, gerente médicodo Sabará Hospital Infantil.

 

Sobre Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças, também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint CommissionInternational, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013. Mais tarde, em duas novas ocasiões – 2016 e 2019 – o Hospital foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.

 

Mais informações:

Sabará Hospital Infantil

Rita Nogueira – rita.nogueira@sabara.com.br (11) 97577-1229

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br