Sabará inaugura Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas

Voltado exclusivamente para casos complexos pediátricos, o centro ganhou um andar no prédio do Hospital

São Paulo, março de 2018 – O Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, acaba de inaugurar um Centro de Cuidados Avançados em Doenças Cardíacas e Neurológicas, uma Unidade de Terapia Intensiva específica para casos complexos nessas subespecialidades pediátricas.

Localizado no oitavo andar do prédio do Hospital, em Higienópolis, o Centro possui oito amplos leitos para receber crianças com cardiopatias ou doenças neurológicas, com equipamentos modernos e uma equipe altamente especializada.

“Este é um espaço de classe mundial, com tecnologia de ponta comparada aos grandes centros internacionais e um corpo de médicos e enfermagem altamente treinado e especializado, exclusivamente dedicado aos cuidados bastante específicos necessários às crianças com quadros clínicos extremamente graves, do recém-nascido ao adolescente. Espelhados na disponibilidade de equipamentos e na implantação de processos encontrados nos hospitais pediátricos de Edmonton, no Canadá, e em Cleveland, nos Estados Unidos, nos alinhamos ao estado da arte para o enorme desafio de cuidar de crianças com doenças cada vez mais complexas. A massa crítica necessária para esses cuidados avançados e seus resultados extremamente animadores dificilmente pode ser reunida num hospital que não é exclusivamente dedicado às crianças”, diz o Dr. Wagner Marujo, Superintendente do Sabará Hospital Infantil.

 

ECMO

O novo espaço vem ao encontro do trabalho realizado pelo ECMO Team do Sabará, grupo especializado no suporte de vida extracorpóreo ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma sofisticada tecnologia que substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões, ampliando decisivamente a possibilidade de sobrevivência de crianças em estado crítico.

Médicas do Sabará são credenciadas pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization) para atuarem como replicadores das técnicas para uso da ECMO no Brasil. Elas já treinaram equipes de várias regiões do País.

 

Maior complexidade

O Sabará Hospital Infantil foi pioneiro na implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva pediátrica da cidade na década de 1970. Desde então, vem construindo sua credibilidade por ser o único hospital privado exclusivamente pediátrico de São Paulo. Hoje, é reconhecido por ter uma das maiores experiências nacionais em doenças pediátricas.

Em 2017, o Hospital triplicou o número de cirurgias cardíacas realizadas em pacientes com idade média de 2 anos. No início de 2018, atingiu a marca de 100 cirurgias cardíacas desde que o novo programa de Cirurgia Cardíaca pediátrica foi implementado. A inauguração de um dos centros mais avançados do país abrange a realização de procedimentos cardíacos e neurológicos logo após o nascimento da criança, sem o risco do transporte desses recém-nascidos em situações extremamente críticas e provenientes de maternidades.

O aumento da complexidade do Hospital também se reflete nas parcerias internacionais, estabelecidas com profissionais de hospitais estrangeiros, como o Stollery Children’s Hospital (Canadá) e o Rainbow Babies and Children’s Hospital (Estados Unidos), por exemplo.

“Este novo espaço reúne todas as características necessárias a Unidade de Terapia Intensiva de alta complexidade. Com leitos espaçosos e agradáveis, traz mais conforto para os familiares. E o mais importante: conta com uma equipe altamente capacitada, com o apoio de múltiplas especialidades pediátricas, raramente encontrado num hospital de adultos”, complementa o Dr. Nelson Horigoshi, Gerente da Unidade de Terapia Intensiva do Sabará.