Sabará Hospital Infantil incentiva o aleitamento materno no Agosto Dourado

Com o tema: “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável” o mês Agosto Dourado tem como objetivo falar sobre a importância da amamentação bem como os seus benefícios, mesmo durante a internação das crianças

Com o intuito de conscientizar a sociedade a respeito da importância do leite materno na alimentação durante os primeiros anos de vida dos bebês, é realizada neste mês a campanha Agosto Dourado. Lançada oficialmente em 2017, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, a proposta é que todos os dias neste período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação.

Por que Agosto Dourado? A cor escolhida para a campanha simboliza o “padrão ouro” de qualidade do alimento e tem como objetivo sensibilizar os profissionais e a população sobre a importância do ato de amamentar, além de buscar o apoio e o estímulo a esse gesto.

O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil.

Para o ano de 2020 a Semana Mundial da Amamentação vem com uma abordagem que, além de valorizar os benefícios físicos e psicológicos para a mãe e o bebê, destaca também o quão importante é para o planeta com o tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

Alimento que vale ouro

Para os bebês, o aleitamento materno significa ter alimentação de qualidade, de fácil digestão, sempre na temperatura certa e com todos os nutrientes necessários. O próprio ato de sugar o peito traz benefícios, que auxiliam no desenvolvimento da arcada dentária do bebê, da fala e da respiração. O leite materno também oferece proteção aos bebês nos primeiros meses de vida e fortalece o sistema imunológico.

Benefício para as mamães

Para as mães, o aleitamento ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes, além de fortalecer os laços afetivos com o bebê.

Além dos benefícios nutricionais que o aleitamento materno pode trazer para o bebê, esse gesto fortalece o vínculo entre a mãe e o filho e ainda melhora a saúde da mulher.

Um dos maiores benefícios é que ele diminui a ansiedade da mãe, já que durante a amamentação, ela entra em completa sintonia com o bebê, que precisa de tranqüilidade e calma para se alimentar.

A importância do leite materno

Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.

O leite materno é o alimento ideal para o bebê porque ele é o único leite que apresenta modificação na sua composição de acordo com a faixa etária do lactente. Ou seja, o aleitamento materno exclusivo deve ser estimulado em tanto em bebês prematuros como em bebês de até 6 meses.

Período da amamentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê, pois o leite da mulher é essencial para o bebê ter uma boa saúde. Além disso, aumenta os laços afetivos entre mãe e filho e contribui positivamente no desenvolvimento emocional e social da criança.

De volta ao peso normal

Segundo estudos, o ato gera uma queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia), porque a ocitocina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo, aumenta as contrações uterinas, reduzindo a queima natural de gorduras localizadas.

Além disso previne a anemia, pois quando a mulher está amamentando, a menstruação demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, sendo assim, a quantidade de ferro do organismo fica preservada por mais tempo, impedindo a anemia.

Sobre o Sabará Hospital Infantil

É uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Possui um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil e seu Pronto-Socorro está entre os maiores do mundo, sendo reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Além de ser referência nacional em Qualidade e Segurança assistencial para tratamento de crianças, também está entre os melhores Hospitais exclusivamente pediátricos segundo a revista chilena América Economia em 2019.

O Sabará foi o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no estado de São Paulo a conquistar a acreditação pela Joint CommissionInternational, (JCI) – o mais importante órgão acreditador de qualidade de instituições de saúde no mundo. A primeira certificação ocorreu em 2013. Mais tarde, em duas novas ocasiões – 2016 e 2019 – o Hospital foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.