Sabará está preparado para atender casos do novo coronavírus
Entre as ações estão: sala de triagem especial, novo fluxo de atendimento, tira-dúvidas online, treinamento da equipe e comunicação exclusiva sobre o tema
Desde a primeira semana de março, o Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil está preparado para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. Entre as ações desenvolvidas pela Instituição, para garantir a segurança dos pacientes, estão uma nova sala de triagem especial no térreo do saguão para casos suspeitos e a alteração no fluxo dos pacientes que chegam ao Hospital: logo na porta, um atendente faz os primeiros questionamentos sobre febre, sintomas respiratórios e viagens ao exterior nos últimos 14 dias, que podem levar à suspeita de COVID-19. Em caso positivo, o paciente e acompanhante recebem máscaras e são direcionados à nova sala, instalada próxima à entrada, aguardando ali a triagem, consulta médica e realização do exame que confirma ou descarta o diagnóstico.
À distância
O Sabará criou ainda um tira-dúvidas online sobre o COVID-19. O objetivo é que, por meio das perguntas e respostas da ferramenta, o usuário saiba se seus sintomas podem ter relação com o novo coronavírus ou não. Em caso positivo, existe uma “hotline”, número de telefone específico para atender casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, para orientar as famílias antes de serem atendidas no Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil.
Treinamento
Desde o início da epidemia, os cuidadores vêm sendo informados sobre o novo coronavírus e sobre os protocolos da Organização Mundial da Saúde. Todos foram treinados para lidar com casos suspeitos e confirmados, de forma a garantir a segurança de todos os pacientes, profissionais e demais pessoas que circulam pelo Hospital.
Comunicação
Prevenção é fundamental. Por isso, nos últimos meses foi reforçada a comunicação sobre quais são os cuidados para evitar infecções por vírus através do site e redes sociais do Sabará.
O que você precisa saber sobre o coronavírus:
E ainda, uma comunicação direcionada sobre o novo coronavírus vem sendo feita por diversos canais, inclusive com perguntas e respostas enviadas por Whatsapp, além de materiais impressos em todos os ambientes de atuação do Sabará Hospital Infantil, como Centro de Excelência, Instituto PENSI, Pronto-Socorro e demais unidades.
“Nosso objetivo é que os pacientes e cuidadores estejam bem informados sobre a doença”, comenta Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior, infectologista e gerente de Qualidade Assistencial e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Sabará.
Para os profissionais de saúde e funcionários do Hospital, também há intensa comunicação em relação aos protocolos de atendimento para garantir a segurança de todos os envolvidos. “Com todas essas ações, nos certificamos de que o Hospital está preparado para atender de maneira segura os pacientes que venham a nos procurar com suspeita de COVID-19”, conclui Dr. Francisco.