Sabará e PENSI realizam 3º Congresso Internacional de Saúde Infantil

Evento reúne especialistas para discutir abordagem multiprofissional e multidisciplinar do atendimento à criança

São Paulo, setembro de 2016 – De 15 a 17 de setembro acontece em São Paulo o 3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. O evento é uma realização da Fundação José Luiz Egydio Setúbal por meio de seu braço assistencial –Hospital Infantil Sabará – e de pesquisa e ensino – Instituto PENSI.

Nesta edição o objetivo é discutir soluções para o atendimento integral da saúde infantil a partir de temas de interesse médico e multiprofissional sob enfoque de áreas afins como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, pesquisa clínica, bioética, gestão, qualidade, humanização, voluntariado, desenvolvimento infantil e projetos sociais em pediatria.

“Nosso propósito é aumentar o escopo dos Congressos anteriores e considerar a saúde infantil em suas diferentes dimensões biopsicossociais. Neste encontro compartilharemos nossas experiências com as de outras importantes instituições e, para tanto, contaremos com palestrantes renomados do Brasil e do exterior”, afirma Dr. José Luiz Setúbal, pediatra e presidente da Fundação.

O Congresso terá neste ano dois grandes simpósios: de Síndrome de Down e de Transtornos do Espectro Autista (TEA). Ambos os encontros serão abertos ao público – pais, educadores, cuidadores e demais interessados – e terão participação de especialistas estrangeiros.

Nas palestras sobre Síndrome de Down o foco será a rede de prestação de serviços e assistência às famílias e a atuação de equipes multiprofissionais que envolvem, além do pediatra geral, especialidades como cardiologia, neurologia, psicologia e nutrição.

Em TEA, o professor Ami Klin, uma das autoridades de destaque na área, vai abordar sua experiência no diagnóstico precoce do autismo por meio de uma nova tecnologia que permite rastrear o quadro.

Outro destaque será o Simpósio de Deficiências Imunológicas com foco no diagnóstico precoce de doenças que impactam a saúde das crianças desde cedo. O palestrante convidado para este tema é o Prof. James Versky, da Medical College of Wiscosin, que vai abordar sua experiência na implantação do teste de triagem precoce de imunodeficiências nos Estados Unidos – projeto que está sendo executado no Brasil pelo Instituto PENSI em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Programação de peso

 

Durante esta terceira edição, os participantes terão acesso a três conferências magnas: “Mudanças climáticas e adoecimento das crianças”; “Os desafios da primeira infância e suas adversidades” e “Epidemias atuais: o que sabemos e o que não sabemos”.

Nos três dias de Congresso diversos encontros dos mais variados temas farão parte da programação, como: Jornada em Pesquisa Clínica em pediatria, com participação do médico e diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência de Portugal, Dr. Antonio Coutinho, e representantes de instituições de pesquisa como Fiocruz, CNpq, SBPC e CONEP; Jornada de enfermagem em parceria com a Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica (Sobep); e Simpósio de Imunizações em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunização.

Além disso, especialistas da Instituição serão líderes para simpósios como Nutrologia Pediátrica, Psicologia e humanização hospitalar e Qualidade e segurança hospitalar.

 

Prêmio em Pesquisa

A novidade neste ano fica por conta do 1º Prêmio Instituto PENSI que vai reconhecer trabalhos nas diferentes áreas da saúde infantil que estejam finalizados e com evidências de resultados, seguindo as normativas nacionais que regem a condução de pesquisas científicas.

O regulamento e demais informações estão disponíveis no site: http://goo.gl/NEnYAv

 

Serviço

 

3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

Data: 15, 16 e 17 de setembro

Local: Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

 

Mais informações, inscrições e programação completa:

Site: ensinosabara.org.br/3congresso

Facebook: www.facebook.com/congressosabara

e-mail: 3congresso@sabara.com.br

Tel. 2155-9317

 

 

 

Sobre Hospital Infantil Sabará

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.

Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastrenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.