A ECMO é recurso para salvar a vida de crianças com condições complexas - Hospital Sabará
 

 A ECMO é recurso para salvar a vida de crianças com condições complexas

 A ECMO é recurso para salvar a vida de crianças com condições complexas

Tecnologia ficou conhecida durante a pandemia de covid-19, mas faz parte do dia a dia do Sabará Hospital Infantil desde 2015

 

MAIO, 2023 – A ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como um coração e um pulmão artificiais para o paciente, que utiliza um sistema complexo que fica instalado fora do corpo. Essa tecnologia deve ser utilizada apenas quando o tratamento convencional não obteve respostas. Também pode ser usada em situações de pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca ou trauma com infecção graves.

 

A The Lancet, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo, pubicou uma pesquisa, em 2021, que durante a pandemia, a taxa de mortalidade de covid-19 caiu 40% nos pacientes que fizeram uso da ECMO.

 

O Sabará Hospital Infantil adotou esse tratamento como rotina na Instituição desde 2015. Com o Selo Silver da ELSO, conquistado em 2019-2022 e recertificado para o período 2022-2025, oferece um índice de sobrevida de pacientes em ECMO superior aos dados vistos na  Extracorporeal Life Support Organization (ELSO).  Esse resultado só é possível porque o Hospital conta com uma equipe multidisciplinar de excelência e uma infraestrutura completa para atender qualquer criança com condições complexas.

 

O Sabará é o único hospital pediátrico da lista de 22 centros cadastrados no país que têm suporte necessário para o transporte inter-hospitalar.  “Nossa equipe multidisciplinar é treinada para fazer a locomoção de uma criança, em qualquer idade, que precise realizar a ECMO nas nossa instalações. Fazemos o transporte seguindo todas as normas e protocolos da ELSO”, explica o gerente médico responsável pela Unidade de Terapia Intensiva, o pediatra Nelson Kazunobu Horigoshi.

 

A ECMO é um procedimento altamente complexo e, no âmbito pediátrico é ainda mais necessário ter uma equipe qualificada para realizar a técnica de forma adequada, garantindo toda a segurança ao paciente durante o processo. “A equipe que compõe o ECMO Team Sabará é pioneira no uso de protocolos de neuroproteção da criança em uso deste recurso. Todos os pacientes que passaram pela ECMO fazem seguimento ambulatorial com uma equipe multiprofissional cujo foco é também diminuir as morbidades e melhorar seu prognóstico neurológico”, complementa a Dra. Lilly

 

A Dra. Lily Montalván, Coordenadora do Programa de Cardiologia do Sabará Hospital Infantil, explica ainda os benefícios para as crianças cardiopatas: “hoje, uma criança que é submetida a uma correção cirúrgica conta com o suporte de tecnologias de assistência circulatório mecânica, que permitem uma melhor recuperação do coração e demais órgãos. A ECMO é um suporte que temos caso a criança esteja com o batimento cardíaco fraco ou com algum problema no órgão. Essa máquina fará o papel de coração e pulmão até que a criança se recupere”.

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar pela quarta vez consecutiva a acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há mais de 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

O foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

Sabará Hospital Infantil

Assessoria de Imprensa: Luciana Paim

luciana.paim@sabara.com.br

11 2155 9338 / 93351-2319

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual