03 de junho – Dia Mundial de Conscientização do Pé torto congênito - Hospital Sabará
 

03 de junho – Dia Mundial de Conscientização do Pé torto congênito

03 de junho – Dia Mundial de Conscientização do Pé torto congênito

Junho, 2023 – No dia 03 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Pé Torto Congênito e a data foi escolhida pela Ponseti International Association (PIA) em homenagem ao nascimento do Dr. Ignacio Ponseti – criador do método PONSETI utilizada com sucesso para tratar o pé torto.

O PTC – Pé Torto Congênito é uma doença que envolve os ossos, músculos, tendões e, apesar de evidências apontarem para fatores genéticos, a causa do PTC ainda é desconhecida. Porém, quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais eficaz se torna o tratamento que deve ser iniciado no primeiro mês de vida.

Esse foi o caso do Gael Benicio Machado Vilella. Atualmente com 10 meses, Gael já apresentava sinais de PTC no pé esquerdo desde o exame morfológico feito no 3º trimestre.

“Quando o Gael estava com dois meses começamos a procurar por tratamento. Oque parecia simples foi ficando muito estressante para ele e cansativo, pois os gessos escorregavam e isso atrasou muito o tratamento”, explica a mãe Carla Machado.

Como o tratamento não estava surtindo o efeito esperado, os pais do Gael continuaram a busca por um centro de referência em PTC e foi quando chegaram ao Sabará Hospital Infantil.

“Foi um desafio porque chegou para nós com um pé torto mais complexo, sendo mais difícil de ser tratado”, explica Dra. Tatiana Guerschman, especialista no Método Ponseti no Brasil e ortopedista do Centro de Excelência do Sabará Hospital Infantil.

Desde o início do tratamento, foram feitas apenas cinco trocas de gesso e uma tenotomia cirúrgica. Atualmente, o pequeno Gael está na fase de órtese e a recuperação dele está ocorrendo sem nenhuma intercorrência.

“Só posso agradecer o bom o atendimento do Sabará, da Dra. Tatiana, da equipe, não temos do que reclamar”, afirma a mãe.

“Um alerta para os pais é que, assim que forem iniciar o tratamento, busquem um serviço de referência com médicos especializados em PTC. Com isso, o diagnóstico e o tratamento serão mais eficazes e não trazem o risco de piorar o quadro da criança, que pode trazer desgaste e ansiedade tanto para a criança quanto para os pais”, afirma a especialista.

 

 

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

 

Fundado há mais 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

 

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

 

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

 

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

 

O Hospital que mais entende de criança. Do Pronto-socorro à alta complexidade – Sabará Hospital Infantil.

 

Sabará Hospital Infantil

Luciana Paim – Assessora de Imprensa

55 11 2155 9338 / 93351-2319

www.hospitalinfantilsabara.org.br

 

 

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual