Vírus Sincicial Respiratório - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Vírus Sincicial Respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas, e um de muitos vírus que podem causar bronquiolite (infecção dos brônquios, nos pequenos tubos respiratórios dos pulmões). Outras causas de bronquiolite são influenza, vírus para influenza ou adenovírus.

O vírus respiratório é transmitido de uma criança infectada pelas secreções do nariz ou da boca, por contato direto ou gotículas. O período de maior contágio é nos primeiros dias da infecção. O período de incubação de VSR varia de 2 a 8 dias, normalmente 4-6 dias. Epidemias anuais ocorrem durante o inverno e início da primavera.

A maioria das crianças com infecções respiratórias tem apenas sintomas leves, geralmente semelhantes aos sintomas de um resfriado comum. Em crianças menores de 2 anos, a infecção pode evoluir para sintomas mais comumente encontrados em bronquiolite.

Inicialmente, a criança terá corrimento nasal, tosse leve e, em alguns casos, febre. Dentro de 1 a 2 dias, a tosse piora e, ao mesmo tempo, a respiração da criança torna-se mais rápida e difícil. Ela pode apresentar chiado a cada expirada. Fica difícil mamar, porque o bebê tem dificuldade para respirar. Mesmo a deglutição se torna muito difícil para essas crianças. Os dedos e a área em torno de seus lábios podem ficar com uma cor azulada, sinal de que sua respiração não está entregando oxigênio suficiente para a corrente sanguínea.

Nos estágios iniciais de uma infecção respiratória, você pode ajudar a aliviar os sintomas com sucção suave do nariz e lavagem com soro. Não se deve usar medicamentos, pois podem causar efeitos colaterais e não são eficazes para a criança.

Vaporizadores não têm se mostrado úteis. Mas inaladores podem ser usados para aliviar os sintomas. Consulte seu pediatra imediatamente se o bebê ou a criança:

  1. Tem dificuldades respiratórias.
  2. É mais jovem do que 2 ou 3 meses e tem febre.
  3. Mostra sinais de desidratação, como boca seca, choro sem lágrimas e urina com menos frequência.

Seu pediatra pode solicitar exames laboratoriais de amostras provenientes do nariz e da garganta de seu filho para ver se VSR ou outro vírus está presente. O vírus pode ser cultivado em culturas especiais, ou partes do vírus podem ser identificados por testes rápidos.

Não há tratamento eficaz para VSR ou outros vírus (exceto influenza). Observação para o agravamento é necessário. Se ocorrer piora, você deve levar seu filho ao serviço médico, pois crianças com bronquiolite podem ter de ser hospitalizadas para tratamento com oxigênio. Se o seu filho é incapaz de beber por causa da respiração rápida, pode precisar de fluidos intravenosos. Em raras ocasiões, os bebês infectados precisam de respirador para ajudá-los a respirar ou internação em UTI.

A maioria das crianças com infecções virais começam a se recuperar em cerca de uma semana, e quase todas se recuperam totalmente. Quase todas as crianças são infectadas com VSR pelo menos uma vez até os 2 anos de idade, e uma recorrência leve da infecção durante toda a vida é comum. Conforme a criança cresce, as infecções virais se tornam menos graves e difíceis de distinguir de um resfriado.

Essas infecções podem tornar as condições respiratórias crônicas graves. Crianças com doença cardíaca congênita podem ter casos mais graves de VSR. Algumas crianças necessitam de hospitalização, outras vão precisar de cuidados intensivos.

Seu filho deve evitar contato próximo com outras crianças e adultos que estejam infectadas com o vírus. Em creches, boas práticas de higiene devem ser usadas pela equipe e as crianças, incluindo frequente e completa a lavagem das mãos.

O Palivizumabe é um anticorpo que pode reduzir o risco de infecção por RSV. Ele é dado como uma injeção intramuscular uma vez por mês para crianças que estão em maior risco de doença grave causada por VSR – que incluem as muito prematuras e alguns bebês com doença pulmonar crônica.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Imunizações e Doenças Infecciosas: Um Guia para Pais e Esclarecidos (Copyright © 2006 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Podem haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual