Volvo Intestinal - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Volvo Intestinal

Chamamos de volvo quando o intestino dá voltas ao redor dele mesmo, causando uma interrupção do fluxo sanguíneo e consequente necrose das alças intestinais.

Geralmente relacionado à má rotação intestinal, ocorre principalmente no primeiro ano de vida, incidindo igualmente em meninos e meninas.



Tratamento

O tratamento depende da gravidade clínica de cada caso. O volvo é uma situação de urgência e o paciente deve ser operado tão logo seja possível. Inicialmente exames de sangue serão colhidos, o paciente inicia hidratação pela veia, correção dos distúrbios eletrolíticos e geralmente antibióticos. Uma sonda nasogástrica é inserida pelo nariz até o estômago para drenagem do líquido e gás acumulados. Tão logo as primeiras medidas são tomadas, a criança é levada para a cirurgia, onde a viabilidade das alças intestinais que estavam torcidas será avaliada, caso viáveis a torção é desfeita e as alças são reposicionadas na cavidade abdominal. Em casos de necrose, as alças são ressecadas e o restante pode ser reconectado nesta primeira cirurgia ou as porções terminais podem ser exteriorizadas através da pele como ostomias, quase sempre temporárias. Caso exista dúvida com relação a viabilidade do intestino procura-se poupar o máximo possível e programar uma segunda abordagem em 24h a 48h para revisão do aspecto do intestino.

Doenças Relacionadas