A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Verrugas

Verrugas são crescimentos não cancerosos de pele causados pelo papilomavírus e que podem aparecer em diferentes partes do corpo.

As verrugas são mais comuns em crianças do que em adultos e podem se espalhar para outras partes do corpo e para outras pessoas, pois são contagiosas. Verrugas não são dolorosas, exceto quando localizadas nos pés. Os tipos de verrugas são:

  1. Verrugas comuns: Com crescimento em torno de pregas e dorso das mãos, geralmente têm superfície rugosa cinza-amarelado ou marrom.
  2. Verrugas pé: Localizadas na solas dos pés e também conhecidas como verrugas plantares. São visíveis pontos pretos. Os aglomerados de verrugas plantares são chamados de mosaico e podem ser dolorosos.
  3. Verrugas planas: Pequenas e suaves, crescem em grupos de até 100. Na maioria das vezes, aparecem no rostos das crianças.
  4. Verrugas genitais: Ocasionalmente, podem ser sexualmente transmissíveis. São suaves e não têm superfície áspera, como outras verrugas comuns.
  5. Verrugas filiformes: Pequenas, longas, com crescimentos estreito e que, geralmente, aparecem nas pálpebras, no rosto ou pescoço.

A maioria das verrugas desaparece, sem tratamento, durante um período prolongado de tempo. O tratamento pode incluir:

  1. Aplicação de ácido salicílico e lático, ambos para suavizar a área infectada.
  2. Congelamento com nitrogênio líquido.
  3. Electrodissecção, usando corrente elétrica para destruir a verruga.
  4. Imunoterapia.
  5. Cirurgia a laser.