A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Sarcoma de Kaposi


Autor: Rick Alan

Definição

O sarcoma de Kaposi (SK) é uma forma de câncer que pode causar danos à pele, membranas mucosas ou órgãos internos, como o trato gastrointestinal e os pulmões.

O SK pode ser classificado de acordo com o grupo de pessoas que afeta:

  • Clássico: geralmente afeta homens de descendência mediterrânea
  • Endêmica: geralmente afeta os habitantes da África Equatorial
  • Relacionado com transplantes (adquiridos): afeta os receptores de um transplante de órgãos que têm um sistema imunológico enfraquecido.
  • Relacionado à AIDS (epidemia): afeta pessoas que têm infecção pelo HIV


Causas

O câncer ocorre quando as células do corpo se multiplicam incontrolavelmente. Se as células continuarem a se dividir, forma-se uma massa de tecido, que é chamada de neoplasia ou tumor. Os tumores malignos podem invadir e destruir o tecido nas proximidades. Com o tempo, alguns tipos de câncer se espalham para outras partes do corpo.

O KS é causado por uma infecção por um vírus específico. O vírus é chamado de herpesvírus humano 8 ou herpesvírus sarcoma de Kaposi (HVSK). A maioria das pessoas infectadas com o vírus não tem SK. SK geralmente aparece em pessoas que têm o vírus e também têm um sistema imunológico enfraquecido.



Fatores de Risco

Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver SK incluem o seguinte:

  • Ter uma infecção por HIV
  • Use medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico


Sintomas

Lesões SK podem aparecer em qualquer parte do corpo. Eles geralmente são nódulos ou pontos volumosos que podem ser violeta, marrom, vermelho ou rosa.

Lesões de pele

Lesões de pele

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.

Lesões nos pulmões podem causar problemas respiratórios.



Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você fará um exame físico. Se você tem lesões na pele, o médico pode basear o diagnóstico nessas lesões. Se você tem sangramento, dor ou perda de peso, mais testes podem ser necessários para descobrir se você tem KS.

Os testes podem incluir:

  • Biópsia
  • Tomografia computadorizada
  • Broncoscopia
  • Endoscopia


Tratamento

Converse com seu médico para descobrir qual é o melhor plano de tratamento para você. O tratamento depende do tipo de SK, do grau de disseminação e do funcionamento do sistema imunológico da pessoa. Os tratamentos incluem um ou mais dos seguintes procedimentos:

Tratamento local

O tratamento local é útil se houver várias lesões juntas em uma área pequena. Os tratamentos podem incluir:

  • Gel retinoide tópico: aplicado diretamente na lesão. Reduz a lesão dentro de um a dois meses.
  • Criocirurgia: o nitrogênio líquido é usado para congelar e destruir células anormais. Depois que a área é descongelada, o tecido morto cai. Pode demorar mais de uma sessão de congelamento para remover completamente o tumor.

Estes tratamentos não impedem que novas lesões apareçam.

Cirurgia

A cirurgia é uma opção nos casos em que há alguns pequenos ferimentos. A cirurgia pode incluir o seguinte:

  • Excisão simples: um bisturi é usado para aparar a lesão.
  • Curetagem e eletrodissecação: Uma cureta é um instrumento afiado com uma extremidade em forma de colher que é usada para remover a área afetada. Uma corrente elétrica fraca ajuda a controlar o sangramento. Além disso, destrói todas as células cancerosas que permanecem ao redor da borda da ferida.

Terapia Fotodinâmica

Uma medicação especial é aplicada à pele para torná-la sensível à luz. Subsequentemente, a pele é exposta a uma luz especial. A sensibilidade à luz mata as células cancerígenas.

Radioterapia

A radiação de alta energia é usada para matar as células cancerígenas. O número de tratamentos depende do tamanho e localização das lesões. Também pode ser usado para tratar a dor e a inflamação. Diferentes tipos de radioterapia podem incluir o seguinte:

  • Feixe de elétrons: penetração superficial usada para tratar lesões de pele
  • Fótons: penetração mais profunda que é usada para tratar lesões da boca ou garganta

Programas de radioterapia podem variar, mas eles geralmente são feitos durante um período de várias semanas.

Terapia anti-retroviral

É usado para combater o HIV e restaurar a função imunológica. Em alguns pacientes, pode ser muito eficaz contra o SK.

Quimioterapia

Quimioterapia é o uso de drogas para matar células cancerígenas. Pode ser administrado de várias formas, incluindo pílulas, injeções e através de um tubo. As drogas entram na corrente sanguínea e se movem pelo corpo enquanto destroem a maioria das células cancerígenas. Eles também destroem algumas células saudáveis.

Em alguns casos, os agentes podem ser injetados diretamente na lesão.

Imunoterapia

Refere-se ao uso do sistema imunológico do próprio corpo. É usado para aumentar ou restaurar as defesas naturais do corpo contra o câncer. A imunoterapia contra SK é feita com interferon.



Prevenção

Não existem medidas preventivas contra o SK.



Referências

Cancros relacionados com a SIDA. Site do Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: http://www.cancer.gov/cancertopics/types/AIDS. Acessado em 24 de fevereiro de 2015.

Sarcoma de Kaposi Site da American Cancer Society. Disponível em: http://www.cancer.org/acs/groups/cid/documents/webcontent/003106-pdf.pdf. Atualizado em 19 de agosto de 2014. Acessado em 24 de fevereiro de 2015.

Sarcoma de Kaposi EBSCO DynaMed website. Disponível em: http://www.ebscohost.com/dynamed. Atualizado em 8 de dezembro de 2014. Acessado em 24 de fevereiro de 2015.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.