Ressuscitação Cardiopulmonar - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Ressuscitação Cardiopulmonar

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) consiste em uma série de manobras realizadas por profissionais de saúde, ou por leigos, para reverter a parada cardiorrespiratória (PCR) e manter a oxigenação e perfusão tecidual adequadas.

A RCP pode ser aplicada em ambientes hospitalares ou mesmo fora deles, sendo dividida em suporte avançado de vida (SAV) e suporte básico de vida (SBV), respectivamente. A ênfase em RCP de boa qualidade pode salvar vidas.

DIAGNÓSTICO
Nas crianças, a PCR decorre, principalmente, da hipóxia e acidose tecidual progressiva devido a falência respiratória ou choque.

Existem sinais de alerta que podem preceder a parada, tais como cianose, taquipneia, taquicardia, bradicardia, má perfusão periférica, entre outros.

A falta de percepção desses sinais pode levar à deterioração clínica do paciente, com ausência de resposta a estímulos, ausência de pulso central e apneia – quadro clínico característico da PCR.

Para que esses sinais de alerta sejam detectados com mais consistência, desenvolveu-se uma sistematização em torno do diagnóstico e conduta diante de casos de emergências pediátricas, adotada pelos hospitais e profissionais da área.

Autor: Dr. Luiz Guilherme Florence
Fonte: Baseado no texto do autor no livro Manual de Urgências e Emergências em Pediatria
Hospital Infantil Sabará
– Ed. Sarvier



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual