Puberdade precoce
A puberdade precoce é um problema que parece estar aumentando e que pode atingir crianças muito pequenas, principalmente meninas, necessitando acompanhamento especializado e informação para a família. Suas principais consequências são:
- Transtornos psicológicos
- Comportamento; maior risco de abuso sexual;
- Baixa estatura quando adulto;
- Maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer – atribuído à exposição precoce ao hormônio estrógeno.
O que é puberdade precoce?
A puberdade é definida como a presença de características sexuais secundárias: desenvolvimento da mama em meninas, pelos pubianos e aumento do tamanho do pênis e dos testículos em meninos.
Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele. A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre em média dois anos depois do aparecimento das mamas.
Considera-se como precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos; e atrasada, a puberdade que tem início após os 13 anos em meninas e após os 14 anos, em meninos.
O que causa a puberdade precoce?
Na maioria das vezes, quando a puberdade ocorre cedo, é apenas uma aceleração do processo normal; em outras palavras, o alarme toca muito cedo porque o relógio biológico está funcionando mais rápido do que o esperado. Ocasionalmente, a puberdade pode começar cedo por causa de uma anormalidade na glândula pituitária ou na porção do cérebro que controla a hipófise (hipotálamo). Esta forma de puberdade precoce é chamada puberdade precoce central, ou CPP.
Raramente, a puberdade ocorre cedo porque as glândulas que fazem hormônios sexuais, os ovários em meninas e os testículos em meninos, começam a trabalhar por conta própria, mais cedo do que o normal. Isso é chamado de puberdade precoce periférica (PPP).
Nos meninos e meninas, as glândulas suprarrenais, pequenas glândulas que se situam em cima dos rins, podem começar a produzir hormônios masculinos chamados andrógenos adrenais em idade precoce, causando pelos pubianos e / ou axilares e odor corporal antes dos 8 anos de idade. Finalmente, a exposição a cremes ou medicamentos contendo estrogênio ou androgênio, prescritos ou sem receita médica, pode levar à puberdade precoce.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte:
- Copyright © 2014 Academia Americana de Pediatria e Pediatric Endocrine Society
- http://www.sbp.com.br/src/uploads/2016/09/Puberdade-Precoce.Leila_.Ve4_.pdf
- http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/entenda-quais-sinais-podem-indicar-puberdade-precoce-nas-criancas.html
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Tratamento
Medicamentos
A função dos supressores hormonais consiste em parar ou desacelerar o desenvolvimento sexual. Estes medicamentos podem incluir:- Leuprorrelin Acetate
- Histrelina
- Nafarelin