A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Pé chato


Autor: Ricker Polsdorfer, MD

Definição

O pé chato ocorre quando o arco normal desaparece. Geralmente está relacionada à parte inferior das pernas quando elas estão inclinadas para fora.

Vinte por cento dos adultos têm pés planos e quase todos os bebês nascem sem o arco adulto normal. A maioria dos pés chatos é “flexível”, não causa problemas e não requer tratamento. Alguns são “rígidos”, causam sintomas e são preferencialmente tratados. Pés planos e rígidos que precisam de tratamento podem ser identificados pelos sintomas e pelo exame do pé.

Arco normal do pé

BA00002_96472_1

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.



Causas

O pé chato é um dos problemas mais leves entre muitos outros desenvolvimentos (congênitos) dos pés, cujas causas são desconhecidas. As articulações soltas (que são “articuladas duplamente”) tendem a estar presentes na família e produzem pés planos junto com flexibilidade incomum em outras articulações. Às vezes, eles são o produto de uma ruptura do tendão do tornozelo, uma lesão no pé, um pa , uma espinha bífida ou uma distrofia muscular .



Fatores de Risco

Um fator de risco é algo que aumenta sua chance de contrair uma doença ou condição. Os seguintes fatores aumentam a probabilidade de desenvolver pé plano:

  • Tendência da família
  • Lesões nos pés
  • Doenças que causam desequilíbrio muscular, por exemplo, paralisia cerebral , espinha bífida ou distrofia muscular


Sintomas

Se você sentir algum destes sintomas, não assuma que é devido a pés chatos. Esses sintomas podem ser causados ​​por muitos tipos de problemas nos pés, incluindo sapatos que não se encaixam bem. Se você sofre de algum deles, consulte o seu médico ou podólogo.

  • Dor
  • Calos ou eritema
  • Um pé duro
  • Fraqueza ou dormência do pé
  • Desgaste rápido dos sapatos
  • Sapatos usados ​​que são orientados um para o outro
  • Outras evidências, como dificuldade na corrida, indicam que o pé está tendo problemas para fazer o seu trabalho


Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico e realizará um exame físico. Se o pé chato estiver fixo e sintomático, você será encaminhado a um cirurgião ortopédico para possível correção cirúrgica.

Se nenhum desses testes for positivo, o pé chato é flexível e parece não precisar de tratamento:

  • O arco aparece quando é apontado
  • O tornozelo pode dobrar pelo menos 15 ° para cima e perpendicularmente à parte inferior da perna


Tratamento

Pergunte ao seu médico sobre o melhor plano de tratamento para você. Opções de tratamento incluem:

Fisioterapia, exercícios e ortopedia

Se você tiver sintomas leves, certos exercícios, fisioterapia e palmilhas podem aliviar o desconforto. Um par de sapatos que combina bem com você pode ser tudo o que você precisa. Pés chatos devido a uma doença nervosa ou muscular podem precisar de suportes especiais.

Cirurgia

No caso do pé plano rígido, um procedimento cirúrgico pode criar um arco satisfatório.



Prevenção

Para ajudar a reduzir suas chances de ficar de pés chatos, siga os seguintes passos:

  • Use sapatos que se encaixem bem com suporte adequado no arco.


Referências

Adulto adquirido flatfoot. Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos. Disponível em: http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00173. Atualizado em dezembro de 2011. Acessado em 2 de março de 2015.

Pé chato Site do Hospital Infantil da UCSF. Disponível em: http://www.ucsfhealth.org/childrens/medical_services/ortho/foot/conditions/flatfoot/signs.html. Acessado em 2 de março de 2015.

Pes planus EBSCO DynaMed website. Disponível em: http://www.ebscohost.com/dynamed. Atualizado em 10 de junho de 2014. Acessado em 2 de março de 2015.

11/19/2010 Vigilância da Literatura Sistemática da DynaMed http://www.ebscohost.com/dynamed: Roma K, Ashford R, Evans A. Intervenções não cirúrgicas para o pé pediátrico plano. Base de dados Cochrane Syst Rev. 2010; (7): CD006311.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.