A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Mesotelioma pleural


Autor: Nathalie Smith, MSN, RN

Definição

A pleura é uma membrana. Ela cobre o exterior dos pulmões e o interior da cavidade torácica. Mesotelioma pleural indica câncer da pleura.

Pleura dos Pulmões

Pleura dos Pulmões

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.

O câncer ocorre quando as células do corpo se dividem incontrolavelmente. Se as células continuarem a se dividir descontroladamente, uma massa de tecido chamada tumor se forma. O termo câncer refere-se a tumores malignos. Os tumores malignos podem invadir tecidos próximos e se espalhar para outras partes do corpo.



Causas

O amianto é um mineral fibroso conhecido por causar câncer. Este tipo de câncer quase sempre resulta da exposição ao amianto. Mesmo um baixo nível de exposição pode representar um risco.



Fatores de Risco

Os principais fatores de risco para o mesotelioma pleural são:

  • Exposição repetida a fibras de amianto
  • Viver com uma pessoa que trabalha perto de fibras de amianto expostas


Sintomas

Este câncer geralmente leva muito tempo para se desenvolver. Pode levar até 20 ou 40 anos. Os primeiros sinais de mesotelioma pleural incluem:

  • Problemas respiratórios
  • Tosse a longo prazo
  • Dor abaixo da caixa torácica ou dentro do abdome
  • Dor respiratória
  • Perda de peso

Muitas pessoas não manifestam sintomas por um longo período.



Diagnósticos

Seu médico perguntará primeiro sobre seus sintomas e histórico médico. Você terá um exame físico. Você pode ser encaminhado a um médico especializado em problemas pulmonares ou câncer. Um pneumologista se concentra nos pulmões. Um oncologista é especialista em câncer.

Às vezes, é difícil diferenciá-lo de outros tipos mais comuns de câncer de pulmão . Os testes a seguir podem ser usados ​​para ajudar a diagnosticar qual doença está presente:

Exames de sangue, incluindo hemograma completo e taxa de sedimentação (verifica o grau de inflamação no corpo, que geralmente aumenta quando há câncer e outras condições inflamatórias)

Radiografias de tórax : podem revelar um aumento na espessura do revestimento pleural ou excesso de fluido ao redor dos pulmões

Tomografia computadorizada : tipo de raio-x onde um computador é usado para obter imagens de estruturas dentro do corpo. A tomografia registra imagens mais detalhadas de mudanças no revestimento pleural

RM (ressonância magnética) : um procedimento onde um ímã, ondas de rádio e um computador são usados ​​para registrar imagens de estruturas dentro do corpo; o uso é semelhante a uma tomografia computadorizada

Biópsia : remoção de tecido da pleura para um patologista para avaliar com um microscópio

Esses mesmos testes e outros também podem ser usados ​​para descobrir se o câncer se espalhou para fora da pleura. É importante saber até onde o câncer se espalhou para planejar o tratamento. Essa etapa é chamada de processo de etapas.



Tratamento

O mesotelioma pleural é geralmente tratado com:

  • Quimioterapia : uso de drogas para matar células cancerígenas
  • Radiação para destruir células cancerosas e encolher tumores
  • Cirurgia
  • Combinação destes três tratamentos


Prevenção

A única maneira conhecida de prevenir esse câncer é evitar o amianto. As pessoas que podem estar expostas ao amianto no trabalho incluem:

  • Mineiros
  • Pessoas que trabalham em fábricas
  • Pessoas que trabalham com isolamento
  • Pessoas que trabalham em ferrovias
  • Pessoas trabalhando em estaleiros
  • Fabricantes de máscaras de gás
  • Trabalhadores da construção civil

Os membros da família dos trabalhadores também podem estar em risco de sofrer deste tipo de câncer. Fibras de amianto podem entrar na casa em roupas. Este tipo de exposição é igualmente perigoso. Também é muito comum. Aproximadamente 10% dos contatos domésticos dos trabalhadores também revelam sinais.

Amianto pode ser encontrado em isolamento, material de cobertura e telhas de edifícios antigos. A maioria das exposições em casa tem sido produto de amianto transportado do local de trabalho.

Para evitar a exposição ao amianto:

  • Os trabalhadores devem usar equipamentos de segurança e precauções adequadas.
  • Os trabalhadores devem tomar medidas de segurança para evitar o transporte de pó de amianto em casa.
  • As zonas expostas de amianto devem ser verificadas por especialistas. Isso pode incluir casas e edifícios antigos com cinguería, telhas ou isolamento com amianto.
  • As áreas expostas devem ser removidas com meios adequados ou seladas.
  • Um proprietário sem treinamento de remoção de amianto nunca deve tentar remover o material de amianto.


Referências

Antunes G, Neville E, Duffy J, Ali N em nome do BTS Pleural Disease Group. Diretrizes da BTS para o manejo dos derrames pleurais malignos. Tórax 2003; 58: ii29

Cugell DW, Kamp DW. Amianto e pleura: uma revisão. Peito 2004; 125 (3): 1103-1117.

Informações gerais sobre o mesotelioma maligno. Site do Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: http://www.cancer.gov/types/mesothelioma/patient/mesothelioma-treatment-pdq. Acessado em 29 de maio de 2013.

Nishimura SL, Broaddus VC. Doença pleural induzida pelo amianto. Clin Chest Med. 1998; 19 (2): 311-329.

Doença pulmonar ocupacional. Site da American Lung Association. Disponível em: http://www.lung.org/assets/documents/publications/solddc-chapters/occupational.pdf. Acessado em 29 de maio de 2013.

Roberts JR. Tratamento cirúrgico do mesotelioma: pleurectomia. Peito 1999; 116 (6 Supl): 446S-449S.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.