Intolerância à lactose
Intolerância à lactose – como lidar com esse problema?
Essa doença é causada pela falta da enzima “lactase”, responsável pela “digestão” do açúcar do leite (lactose) e seus derivados. Esse problema quase sempre é hereditário e, nestes casos, essa deficiência primária em lactase é um problema que dura a vida inteira, sendo necessário substituir o leite e seus derivados na dieta. Mas também existe outro tipo de intolerância à lactose chamada de “secundária”. Essas formas são adquiridas e podem ser transitórias, como, por exemplo, as complicações de diarreias infecciosas intensas, que provocam alterações na mucosa do intestino, com diminuição da quantidade de lactase, podendo haver recuperação com o passar do tempo.
É importante diferenciar a intolerância à lactose de outro quadro chamado alergia às proteínas do leite de vaca. Neste último, ocorre uma reação inflamatória alérgica, com formação de anticorpos contra essas proteínas e com possíveis manifestações no sistema digestório e em outros locais, como pele e trato respiratório. A diferença pode ser estabelecida pela história clínica e pesquisa de anticorpos contra as proteínas do leite de vaca (no sangue ou na pele), além de prova terapêutica que consiste na exclusão das proteínas e observação da melhoria dos sintomas.
A intolerância à lactose pode ser facilmente controlada excluindo-se os alimentos que contêm lactose, como leite e derivados, permitido que a criança ou o adulto tenha uma vida saudável.
Dicas sobre a dieta
- Alimentos permitidos: carnes, vegetais, frutas, gorduras, óleos, açúcares (exceto lactose).
- Grupo dos pães, massas e cereais: observar se, na composição dos pães e massas, não incluam leite e seus derivados.
- Grupo do leite, iogurte e queijos: EVITAR todos os produtos que contenham lactose. Alguns leites já são produzidos sem lactose. No caso dos queijos, pode-se optar pelos à base de soja (como o tofu). Nos iogurtes, deve-se seguir a orientação médica (algumas crianças reagem bem à lactose fermentada desses produtos, outras não).
- Habitue-se a ler as embalagens de TODOS os produtos que adquirir para seu filho (sopas, pães, biscoitos, “papinhas” etc.).
- Avise todos que convivem com a criança (mesmo que esporadicamente) sobre a necessidade de seu filho evitar lactose.
- Alimentos processados podem conter uma série de ingredientes que, muitas vezes, não estão especificados no rótulo. Prefira os alimentos naturais preparados por você ou pessoas de sua confiança.
- Para compensar a falta de cálcio, inclua na dieta de seu filho espinafre, brócolis, feijão branco, queijo tofu, couve cozida.
Tratamento
Mudanças na dieta
Mudanças na dieta incluem:- Registre em um diário a comida que você come e qual é a reação. Discuta os resultados com o seu médico ou nutricionista.
- Tente comer pequenas quantidades de leite ou produtos lácteos com uma refeição. Isso poderia reduzir os sintomas. Muitas pessoas podem tolerar entre 1,2 e 2,4 litros de leite. Você poderia ter uma melhor tolerância para alguns dos seguintes produtos lácteos feitos com leite:
- Queijos duros, como cheddar e queijo suíço
- Iogurte
- Tente leite sem lactose e produtos lácteos e leite reduzido em lactose.
- Pergunte a um nutricionista para ajudar a escolher substitutos do leite ou recomendar suplementos para ter certeza de que você come cálcio suficiente.
- Os produtos não lácteos ricos em cálcio incluem:
- Salmão
- Sardinhas
- Espinafre cozido
- Laranjas
- Brócolis
- Leia os rótulos dos produtos porque outros alimentos podem conter lactose, incluindo:
- Pães
- Produtos assados
- Cereais Processados
- Purês instantâneos, sopas e bebidas no café da manhã
- Margarina
- Carnes processadas
- Produtos de substituição de alimentos à base de leite líquido e em pó
- Barras e pós de proteína
- Molhos de salada
- Doces
- Misturas para panquecas
- Substitutos de creme de leite e chantilly
- Outras palavras que indicam lactose são:
- Whey
- Queijo cottage
- Sólidos contendo leite em pó
- Leite desidratado sem gordura
- Subprodutos do leite
- Tenha em mente que alguns medicamentos podem conter pequenas quantidades de lactose.