Jejum pré-anestésico (pré-operatório) - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Jejum pré-anestésico (pré-operatório)

Para que a marcação e a realização da cirurgia e anestesia transcorram sem contratempos, é fundamental o preparo adequado de seu filho. Por isso, pedimos que sigam as instruções abaixo:

  1. A criança deverá, preferencialmente, trajar roupas (pijamas) com abertura na frente e sapatos confortáveis (chinelos, sandálias) e fáceis de serem retirados.
  2. Se a criança estiver apresentando, no momento da internação, quadro de resfriado, gripe, coriza amarelada ou esverdeada, secreção abundante, tosse com expectoração, febre, asma, bronquite, dor de orelha, chiado no peito, diarreia, vômitos ou em uso de antibiótico, informe ao setor de internação do hospital, pois providenciaremos uma avaliação do médico anestesiologista antes da internação, para garantir a segurança do paciente. Esse procedimento evita internação desnecessária de crianças sem condições clínicas para o procedimento cirúrgico.
  3. O jejum pré-operatório é o preparo mais importante para o procedimento cirúrgico, devendo ser rigorosamente seguido, conforme a orientação abaixo. O desrespeito ao jejum pode, além de atrasos, causar o cancelamento da cirurgia. Clique aqui para utilizar a nossa calculadora de jejum.

Os itens da relação a seguir não podem ser substituídos. Se você tiver alguma dúvida sobre o jejum ou sobre os itens dessa relação, ligue para o Setor de Agendamento de Cirurgias do Hospital Infantil Sabará, no telefone (11) 3155-2842.

Jejum pré-operatório

Líquidos sem resíduos Quantidade máxima: 100 ml
Água, chá sem açúcar, suco de caixinha (somente sabor maçã ou maracujá), suco natural (somente de laranja e não pode conter gominhos). Os sucos devem ser oferecidos diluídos: sendo 50 ml de suco + 50 ml de água.
NÃO PODE ser ofertada bebida à base de soja e água de coco, em hipótese nenhuma.
Até duas horas antes do procedimento
Leite materno Atenção: Aleitamento materno exclusivo. NÃO PODE ser complementado com leite artificial, fórmula ou leite animal, em hipótese nenhuma. Até quatro horas antes do procedimento
Leite animal, artificial ou fórmula Oferecer o leite puro. NÃO adicionar engrossantes, mucilagens, achocolatados, açúcar ou café.
NÃO PODE ser ofertada bebida à base de soja, em hipótese nenhuma.
Até seis horas antes do procedimento (uma das opções ao lado)
Refeição leve (lanche) Quantidade máxima: 100 ml água, chá sem açúcar, suco de caixinha (somente sabor maçã ou maracujá), suco natural (somente de laranja não pode conter gominhos).
Os sucos devem ser oferecidos diluídos: sendo 50 ml de suco + 50 ml de água.
NÃO PODE ser ofertada bebida à base de soja, em hipótese nenhuma.
Ofertar 2 biscoitos maria OU 2 biscoitos maizena OU 4 biscoitos de polvilho (doce ou salgado).
Refeição completa, Dieta Enteral* ou Via Gastrostomia* Refeição consumida habitualmente como café da manhã, almoço ou jantar. Bebidas a base de soja (sucos ou leite), espessantes, engrossantes, achocolatados/diet ou suplementos. Até oito horas antes do procedimento


Open chat
Cuidador Virtual