Infecção Urinária - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Infecção Urinária

O sistema urinário inclui dois rins (que filtram a urina), dois ureteres (que transportam a urina dos rins para a bexiga), a bexiga (que retém a urina) e a uretra (que transporta a urina para fora da bexiga). Quando as bactérias entram na bexiga ou nos rins, pode ocorrer uma infecção urinária, que é um problema clínico comum e importante na infância.

As infecções renais são o tipo mais grave de Infecção do Trato Urinário (ITU) porque, se não forem tratadas rapidamente, podem lesar permanentemente os rins. Embora as crianças com pielonefrite (quando a infecção atinge os rins) tendam a apresentar febre, muitas vezes é difícil, por motivos clínicos, distinguir cistite (infecção da bexiga) de pielonefrite, especialmente em crianças pequenas (menos de dois anos).

Em crianças saudáveis, a maioria das infecções do trato urinário (ITU) é causada pela bactéria Escherichia coli (E. coli), que normalmente é encontrada nas fezes.

A prevalência global de ITU é de aproximadamente 7% em bebês febris e crianças pequenas, mas varia de acordo com a idade, sexo e estado de circuncisão.

 

Causas

  • Escherichia coli (E. coli): uma bactéria que vive no intestino grosso.
  • Outras bactérias: Enterococcus faecalis, Staphylococcus saprophyticus, Klebsiella pneumoniae.
  • Anormalidades do trato urinário: refluxo vesicoureteral, obstrução uretral.
  • Constipação: a constipação pode pressionar a bexiga e dificultar o esvaziamento completo da urina, o que pode aumentar o risco de ITU.

 

Fatores de risco

Algumas crianças têm maior chance de desenvolver uma infecção urinária:

  • Idade jovem: a prevalência é mais elevada entre os meninos não circuncidados, especialmente aqueles com menos de três meses de idade.
  • As meninas têm uma prevalência duas a quatro vezes maior de ITU do que os meninos circuncidados.
  • Usar sonda vesical por um período prolongado.
  • Ter partes do trato urinário que não se formaram corretamente antes do nascimento, como por exemplo: refluxo vesico-ureteral.
  • Ter uma bexiga que não funciona corretamente ou fezes ressecadas (disfunção da bexiga e do intestino).
  • Ter uma infecção urinária aumenta ligeiramente a probabilidade de ter outra.

 

Sintomas

Os sintomas de uma Infecção do Trato Urinário dependem da idade da criança.

Crianças com mais de dois anos geralmente apresentam: dor ou queimação ao urinar, necessidade frequente de urinar, enurese noturna recente (voltar a fazer xixi na cama) ou perda urinária diurna (em crianças que já aprenderam a usar o banheiro), dor na parte inferior do abdômen ou nas laterais das costas e febre.

Os sintomas em crianças menores de dois anos podem ser de febre como único sintoma, associado ou não com irritabilidade ou agitação.

 

Diagnóstico

A causa geralmente é bacteriana e deve ser tratada após a colheita de exame de urina (urina I que demonstrará a presença de leucócitos em número aumentado e cultura com antibiograma para saber o antibiótico mais adequado para o tratamento).

Desta forma, uma amostra de urina é necessária para determinar se a criança tem uma ITU. Em crianças pequenas que não são treinadas para usar o banheiro, geralmente é necessário inserir um tubo fino e estéril (um cateter) na bexiga para obter uma amostra de urina para a urocultura. O uso de sacos coletores para coleta de urina para urocultura é desencorajado porque os resultados costumam ser enganosos.

Em crianças mais velhas que podem usar o banheiro, você pode coletar uma amostra de urina fazendo a criança urinar em um copo esterilizado.

Com base nos sintomas da criança e nos resultados do exame de urina I, o pediatra iniciará os antibióticos antes que os resultados da urocultura estejam disponíveis.

Exames de imagem, como ultrassom, podem mostrar se o sistema urinário de uma criança não se formou corretamente antes do nascimento. Se o sistema urinário estiver anormal, é mais provável que uma criança tenha vários episódios de ITU. A ultrassonografia renal geralmente é realizada em crianças mais novas (menos de três a cinco anos de idade). Crianças que tiveram mais de uma ITU geralmente fazem exames de imagem mais detalhados (uretrocistografia miccional) para procurar anormalidades que podem não ter sido detectadas pelo ultrassom.

 

Tratamento

Converse com seu médico sobre o melhor plano de tratamento para seu filho. Opções de tratamento incluem:

Antibióticos

O tratamento com antibióticos ajudará a eliminar a infecção. A escolha do melhor antibiótico dependerá da idade da criança, da bactéria que causou a ITU e da resistência das bactérias. A maioria das crianças com mais de dois-três meses poderá receber antibiótico por via oral (pela boca).

Se a criança tiver menos de dois meses de idade, ou se estiver vomitando e não conseguir tomar remédios por via oral, ou se tiver comprometimento do estado geral, pode ser necessário que seja internada no hospital para tratamento com antibióticos intravenosos (IV).

Aproximadamente 6 a 17% (1 em 5 a 10) das crianças que têm uma infecção do trato urinário (ITU) desenvolvem outra ITU. Isso geralmente acontece nos primeiros seis meses após a primeira infecção e é mais comum em meninas.

Líquidos

Beba muitos líquidos para limpar o trato urinário e evitar o crescimento de bactérias e para evitar que a urina fique muito concentrada. Além disso, para as crianças que já tem controle miccional, de fundamental importância é fazer xixi com frequência, evitando segurar a urina.

O tratamento da constipação intestinal também ajudará a prevenir futuras ITUs

 

Seu filho deve começar a se sentir melhor 24 a 48 horas após o início dos antibióticos. Se não melhorarem ou piorarem, devem ser examinados novamente por um pediatra. A maioria das crianças que têm uma ITU não apresenta danos a longo prazo no trato urinário devido à infecção.

Se seus filhos forem diagnosticados com uma infecção do trato urinário, siga as instruções do seu médico.

 

Prevenção

  • Ensinar as crianças a fazer a higiene pessoal corretamente: lavar as mãos antes de usar o banheiro e depois de evacuar. Usar redutor de assento e apoio para os pés.
  • Incentivar as crianças a beber bastante água.
  • Tratar a constipação: a constipação pode pressionar a bexiga e dificultar o esvaziamento completo da urina, o que pode aumentar o risco de infecção urinária.

 

Conheça nosso Departamento de Nefrologia e agende uma consulta

Leia também: Cálculo Renal (pedra no rim)

 

  • Esta página é apenas informativa e não substitui a consulta médica.
  • As informações contidas nesta página podem sofrer alterações com o tempo.

 

 

Atualizado em: 09/04/2024

Maria Cristina de Andrade

CRM 55067



Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual