A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Infecção humana por metapneumovírus (MPVh)


Autor: Pamela Jones, MA

Definição

O metapneumovírus humano (hPVV) é um vírus que pode causar uma infecção respiratória. Geralmente causa um resfriado, embora raramente possa causar infecções mais graves, como pneumonia ou bronquiolite . Embora possa afetar qualquer pessoa, é a causa mais comum de resfriados em crianças.

Bronquíolos

si2103_96472_1

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.



Causas

Uma infecção pelo hMPV é causada pelo contato com uma pessoa infectada pelo vírus. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus se ele espirrar, tossir ou assoar o nariz. Pode entrar no corpo saudável através das membranas mucosas dos olhos, nariz e boca. Uma vez que o vírus está no corpo, ele pode se multiplicar. A proliferação de bactérias e a resposta do sistema imunológico causam sintomas.



Fatores de Risco

O maior fator de risco para contrair uma infecção por hMPV é o contato próximo com alguém infectado.

A infecção por MPVh é uma causa comum de resfriados nos seguintes casos:

  • Crianças menores de cinco anos de idade
  • Adultos com mais de 65 anos

Infecções mais graves podem ocorrer nos seguintes casos:

  • Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
  • Adultos com mais de 75 anos
  • Crianças de zero a cinco meses


Sintomas

Na maioria dos casos, os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, por exemplo:

  • Congestão e corrimento nasal
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Perda de peso e redução da temperatura corporal em crianças menores de um ano

Se o trato respiratório inferior for afetado, pode haver chiado e problemas respiratórios também podem ser observados.



Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você terá um exame físico. Um resfriado ou outra infecção respiratória pode ser diagnosticada com base em sintomas físicos.

Nem sempre é necessário saber qual é o vírus exato que causa o resfriado, já que o tratamento é o mesmo para todos os tipos de resfriados. Se a doença for grave, durar mais do que o esperado ou ocorrer a uma pessoa com um sistema imunológico enfraquecido, pode ser relevante saber qual vírus causa a infecção. Uma amostra de fluidos da boca ou do nariz será colhida e a amostra será examinada ao microscópio.



Tratamento

Na maioria dos casos, a infecção pelo hMPV desaparece por si só em poucos dias, sem tratamento médico. O atendimento domiciliar deixará o paciente mais confortável até que a infecção desapareça. As medidas podem incluir o seguinte:

  • Um vaporizador frio para umedecer o ar, o que ajuda a reduzir a tosse e aliviar as vias respiratórias irritadas.
  • Gotas nasais de solução salina para soltar o muco do nariz.
  • Medicamentos sem aspirina, como o paracetamol, para reduzir a febre.

Se as pessoas tossirem ou espirrarem longe das outras e lavarem as mãos com freqüência, elas reduzirão a disseminação do vírus para outras pessoas.

Infecções mais graves que causam bronquite ou pneumonia podem exigir assistência médica se a respiração for afetada. A assistência pode incluir medicamentos que ajudam a abrir as vias aéreas ou o oxigênio.



Prevenção

Para ajudar a reduzir suas chances de contrair uma doença respiratória, faça o seguinte:

  • Lave suas mãos com freqüência; Incentive seu filho a lavar as mãos.
  • Evite pessoas com uma infecção em andamento. Se você não puder evitá-los, lembre-se de lavar as mãos depois de entrar em contato com alguém que esteja resfriado.
  • Evite tocar o seu rosto e esfregar os olhos. As infecções podem ser facilmente transmitidas por contato manual.
  • Não compartilhe objetos como copos, copos, talheres ou toalhas com pessoas que possam estar resfriadas.
  • Evite a exposição à fumaça de cigarro. A inalação de fumaça, mesmo no caso de tabagismo passivo, pode tornar você ou seu filho mais vulnerável a infecções respiratórias.


Referências

Crianças e resfriados. Healthchildren.org American Academy of Pediatrics website. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/ear-nose-throat/Pages/Children-and-Colds.aspx. Última atualização: 21 de novembro de 2015. Acessado em: 23 de fevereiro de 2016.

Fashner J, Ericson K, et al. Tratamento de resfriado comum em crianças e adultos. Sou um médico. 15 de julho de 2012; 86 (2): 153-159. Disponível em: http://www.aafp.org/afp/2012/0715/p153.html.

Aprenda sobre o metapneumovírus humano. Site da American Lung Association. Disponível em: http://www.lung.org/lung-health-and-diseases/lung-disease-lookup/human-metapneumovirus-hmpv/learn-about-hmpv.html. Acessado em 23 de fevereiro de 2016.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.