A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Infecção do ouvido médio


Autor: Rosalyn Carson-DeWitt, MD

Definição

O ouvido médio está localizado atrás do tímpano. Lá, uma infecção pode se desenvolver e causar inflamação e dor.

O ouvido médio

Imagem informativa do núcleo

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.



Causas

A maioria das infecções do ouvido médio é causada por vírus. Outros podem ser causados ​​por bactérias.

A maioria das infecções de ouvido se desenvolve após um resfriado ou uma gripe. Uma estrutura tubular chamada de trompa de Eustáquio vai do ouvido médio até a parte de trás da garganta. Se você tem um resfriado ou gripe, a infecção pode passar da garganta, através dos tubos e para os ouvidos.



Fatores de Risco

Infecções do ouvido médio são mais comuns em lactentes e bebês, porque suas tubas de Eustáquio são mais curtas. Eles ocorrem com mais freqüência durante os meses de inverno. Outros fatores que podem aumentar sua chance de contrair uma infecção do ouvido médio incluem:

  • Infecção viral recente, como resfriado ou gripe
  • Sinusite recente
  • Assistência para uma creche
  • Exposição ao fumo como fumante passivo; em geral, de charutos, mas também de cozinhar e aquecer com madeira
  • Bebês alimentados com fórmula infantil
  • Condições médicas que podem causar anormalidades nas tubas de Eustáquio, como fenda palatina ou síndrome de Down
  • História de alergias, como alergias ambientais ou alimentares
  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
  • Bebês cujas mães beberam álcool durante a gravidez
  • Uso de chupetas


Sintomas

Uma infecção do ouvido médio pode causar:

  • Dor de ouvido (bebês podem puxar suas orelhas ou esfregar seus rostos)
  • Febre
  • Irritabilidade
  • Perda auditiva (pode ser apenas temporária, devido ao acúmulo de fluido)
  • Diminuição do apetite, dificuldade de alimentação
  • Distúrbio do sono
  • Drenagem de ouvido
  • Problemas de equilíbrio


Diagnósticos

O médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Você terá um exame físico. A maioria das infecções do ouvido médio pode ser diagnosticada através da inspeção do ouvido com um instrumento de luz chamado otoscópio.

O médico vai ver se há líquido ou pus atrás do tímpano. Um pequeno tubo e uma lâmpada podem ser conectados ao otoscópio. Isso é feito para soprar ar suavemente no ouvido. Ao fazer isso, o médico pode ver se o tímpano se move normalmente.

Outros testes podem incluir:

  • Timpanometria: mede a pressão no ouvido médio e a sensibilidade do tímpano, e também é usado para verificar a existência de fluido ou pus
  • Audiometria : pode ser feito se você tiver várias infecções de ouvido
  • Timpanocentese: usada para drenar líquido ou pus do ouvido médio com uma agulha e também para verificar se há bactérias


Tratamento

O médico pode optar por esperar e observar, já que a maioria das infecções de ouvido desaparece sozinhas dentro de 2 a 3 dias. Durante este período, os medicamentos não são prescritos. Infecções graves que duram mais do que o esperado ou ocorrem em bebês de 6 meses ou menos podem precisar de mais tratamento.

Medicamentos

Você pode recorrer a medicamentos para tratar os sintomas. As opções incluem:

  • Analgésicos
  • Medicamentos para reduzir a febre
  • Quedas anestésicas para os ouvidos (analgésicos)

Freqüentemente, antibióticos não são necessários. Eles são usados ​​para infecções graves causadas por bactérias. Infecções leves causadas por bactérias podem desaparecer sozinhas, sem antibióticos. O uso de antibióticos quando não é necessário pode certamente deixá-lo doente em vez de deixar a infecção passar por conta própria.

Nota: A aspirina não é recomendada para crianças com uma infecção em curso ou que tiveram uma infecção viral recente. Consulte o seu pediatra antes de administrar aspirina ao seu filho.

Nota: O uso de descongestionantes ou anti-histamínicos não é recomendado para tratar uma infecção no ouvido.

Cirurgia

Uma timpanotomia pode ser feita para drenar o fluido do ouvido interno. Consiste em uma pequena incisão no tímpano para drenar o líquido e o pus. Um tubo também pode ser colocado no ouvido para permitir a drenagem contínua de fluidos.



Prevenção

Hábitos que podem ajudar a diminuir o risco de infecção do ouvido médio:

  • Evite a exposição ao fumo.
  • Amamente seu bebê por pelo menos os primeiros 6 meses de vida.
  • Tente que seu bebê não use chupeta.
  • Se você for mamadeira, mantenha a cabeça do bebê elevada o máximo possível. Não deixe a garrafa no berço com o bebê.
  • Faça testes para verificar se há alergias se você ou seu filho tiverem congestão nasal crônica. Mantenha os sintomas da alergia adequadamente controlados.
  • Tratar condições relacionadas, como GERD.
  • Observe a boa higiene lavando as mãos .
  • Certifique-se de que seu filho tenha imunizações atualizadas.
  • Considere a aplicação de uma vacina contra a gripe . A vacina pneumocócica pode prevenir algumas infecções de ouvido, mas o efeito geral sobre essas infecções é desconhecido. Se seu filho tiver um histórico de infecções de ouvido, consulte o seu médico sobre o uso prolongado de antibióticos.
  • Pergunte ao seu médico sobre tubos de ventilação. Esses tubos ajudam a equalizar a pressão atrás do tímpano e evitam o acúmulo de fluidos e infecções.


Referências

Otite média aguda (OMA). EBSCO DynaMed Plus website. Disponível em: http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM . Atualizado dia 17 de maio de 2016. Acessado em 25 de setembro de 2017.

Hurst DS, Amin K, Seveus L., Venge P. Evidências da atividade dos mastócitos nas orelhas médias de crianças com otite média com efusão. Laringoscópio 1999; 109 (3): 471-477.

Infecções de ouvido em crianças. Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD). Disponível em: http://www.nidcd.nih.gov/health/hearing/pages/earinfections.aspx. Atualizado em 12 de maio de 2017. Acessado em 25 de setembro de 2017.

10/12/2006 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : DM Spiro, Tay KY, DH Arnold, Dziura JD, Baker MD Shapiro ED. Prescrição de esperar e ver para o tratamento da otite média aguda: um estudo controlado randomizado. JAMA 2006; 296 (10): 1235-1241.

9/23/2008 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : Coleman C, Moore M. Descongestionantes e anti-histamínicos para otite média aguda em crianças. Cochrane Database of Syst Rev. 2008; (3): CD001727.

6/5/2009 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : Foxlee R, Johansson A, J Wejfalk, Dawkins J, Dooley L , Del Mar C. Analgesia tópica para otite média aguda. Base de dados Cochrane Syst Rev. 2009; (2): CD005657.

7/21/2009 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T909558/vacinação Pneumocócica: Pavia M, Bianco A, CG Nobile, Marinelli P, Angelillo IF. Eficácia da vacinação pneumocócica em crianças menores de 24 meses: uma meta-análise. Pediatria 2009; 123 (6): e1103-e1110.

11/30/2010 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : Coker TR, Chan LS, Newberry SJ, et al. Diagnóstico, epidemiologia microbiana e tratamento antibiótico da otite média aguda em crianças: uma revisão sistemática. JAMA 2010; 304 (19): 2161-2169.

12/16/2011 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : Azarpazhooh A, Limeback H, Lawrence HP, Shah PS. Xilitol para prevenir otite média aguda em crianças até aos 12 anos de idade. Base de dados Cochrane Syst Rev. 2011; 11: CD007095.

3/18/2014 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : van Dongen TM, van der Heijden GJ, Venekamp RP, Rovers MM Schilder AG. Uma tentativa de tratamento para otorréia aguda em crianças com tubos de ventilação. N Engl J Med. 2014; 370 (8): 723-733

3/31/2014 Vigilância de Literatura Sistemática DynaMed Plus http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T116345/Acute-otitis-media-AOM : Vernacchio L, Corwin MJ, Vezina RM, et al. Xarope de xilitol para a prevenção de otite média aguda. Pediatria 2014; 133 (2): 289-295.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.