Enterocolite Necrosante - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Enterocolite Necrosante

A Enterocolite Necrosante é o principal quadro agudo intestinal que acomete os pacientes em unidades de Terapia Intensiva pouco tempo após o nascimento. É uma quadro inflamatório do trato digestivo de causa não definida, porém acredita-se que exista relação com o momento de início de dieta e o tipo de dieta iniciada, associada a um intestino com possíveis dificuldades de oxigenação e perfusão sanguínea. Esta é uma doença grave, que pode causar sequelas como estreitamentos (estenoses) intestinais e dificuldades de absorção intestinal.

Incidência

Pode acometer qualquer recém-nascido, porém a maioria dos casos incide em prematuros, chegando a 5% dos bebês internados em Unidades de Terapia Intensiva. Em crianças nascidas com idade gestacional inferior a 32 semanas ou peso menor que 1500g a incidência é ainda maior, com mortalidade chegando a 50% para aqueles que necessitam de cirurgia.



Tratamento

A maioria dos bebês que têm NEC se recuperam completamente e não apresentam problemas alimentares novamente. Geralmente, o tratamento dura entre 3 e 14 dias. Converse com seu médico sobre o melhor plano de tratamento para o seu bebê. As opções de tratamento incluem combinações do seguinte:

Esvazie o estômago

  • Suspenda a comida: a presença de ar ou líquido no estômago ou intestino do bebê pode piorar a condição. Será necessário deixar de alimentar o seu bebê.
  • Um tubo é colocado do nariz ao estômago (nasogástrico) do bebê para garantir que seu estômago e intestinos permaneçam vazios e, desse modo, possam curar. O tubo irá remover o ar e o fluido do estômago.
  • Fluidos IV (intravenoso): o bebê receberá nutrição e líquidos via IV, diretamente na veia.

Antibióticos

Antibióticos são administrados ao bebê para ajudar a curar a infecção.

Raio X

Raios-X serão tomadas regularmente para observar a progressão da doença.

Oxigênio

O bebê pode receber oxigênio extra. Se o estômago do bebê estiver muito inflamado, pode ser difícil para ele respirar. Um dispositivo chamado ventilador pode ser usado para ajudar o bebê a respirar.

Vestes e luvas de proteção

Os cuidadores podem precisar usar um vestido de proteção e luvas para evitar que a infecção se espalhe. Em casos muito graves de NEC, o tratamento pode incluir:

Cirurgia

Cirurgia pode ser necessária para remover a parte doente do intestino. Às vezes, peças saudáveis ​​podem ser costuradas juntas. Se isso não for possível, parte do intestino pode precisar ser redirecionada para outra área do corpo onde os produtos residuais possam ser removidos.


Doenças Relacionadas