A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
O conteúdo original deste artigo é em espanhol e é traduzido automaticamente, sendo possível visualizar a versão original a qualquer momento. Faz parte da Health Library, uma biblioteca de saúde produzida pela empresa EBSCO, e é revisado e atualizado regularmente. As informações não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do conteúdo desta página, entre em contato com site@sabara.com.br

Veja o conteúdo original em espanhol

Contusão Ocular


Autor: Amy Marlow, MPH, RD, CDN

Definição

Uma contusão do olho é uma contusão ao redor do olho, comumente chamada de olho roxo. Pode ocorrer quando um golpe é recebido na órbita ocular ou perto dela. Se aparecer uma contusão, isso geralmente ocorrerá dentro de 24 horas após a lesão.

Contusão palpebral

Imagem do Núcleo

Direitos autorais © Nucleus Medical Media, Inc.



Causas

Depois de ser atingido no olho ou no nariz, o sangue penetra na área ao redor do olho.



Fatores de Risco

  • Participação em esportes de alto impacto, como basquete, futebol, hóquei e boxe
  • Trabalhos em que o olho é exposto a possíveis lesões, como produção, construção e atletismo
  • Violencia


Sintomas

  • Um ponto preto e azul ou roxo aparecerá após a lesão. Também pode haver vermelhidão, inchaço e sensibilidade ou dor. Assim que começar a cicatrizar, a contusão pode ficar amarela.


Diagnósticos

Contusões nos olhos são diagnosticadas pela observação. Os profissionais de saúde assumem que o olho foi atingido de alguma forma. A maioria das pessoas pode auto-diagnosticar uma concussão, mas um médico pode confirmar o diagnóstico.



Tratamento

Tratamento de primeiros socorros

É importante aplicar um tratamento de primeiros socorros imediatamente após receber uma lesão ocular.

  • Procure assistência médica de emergência imediatamente.
  • Aplique gelo ou compressa fria imediatamente por 15 minutos para reduzir a inflamação e minimizar a dor. Não pressione o olho em si. Repita a cada 1 a 2 horas nas primeiras 48 horas.
  • Se você ainda tiver sensibilidade após 48 horas, aplique uma compressa quente a cada 1-2 horas.
  • Para dor, tome paracetamol. Não tome aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno, pois podem causar ou aumentar o sangramento.

Tratamento médico

Embora muitas lesões oculares sejam pequenas e curem dentro de duas semanas de primeiros socorros básicos, há sempre o risco de consequências mais graves, portanto, você deve consultar um oftalmologista imediatamente, mesmo que não tenha sintomas. Isso é especialmente urgente se um golpe nos olhos causar o aparecimento de sangue no olho, perda ou alteração da visão, visão dupla, incapacidade de mover o olho normalmente ou dor aguda no globo ocular. Dependendo da extensão da sua lesão, o seu médico pode fornecer tratamento médico subsequente. Por exemplo:

  • Se você cortar a pele ao redor do olho, poderá precisar de pontos.
  • Se houver algum dano no olho, você pode precisar de colírio com um antibiótico para prevenir uma infecção.
  • Seu médico pode prescrever colírios para minimizar a inflamação.
  • Raios-X ou outros estudos de imagem podem ser feitos se houver suspeita de dano ósseo, como uma fratura.

Se você for diagnosticado com uma contusão no olho, siga as instruções do seu médico.



Prevenção

Para ajudar a reduzir suas chances de ter uma contusão nos olhos, siga os seguintes passos:

  • Use protetores oculares de proteção, como óculos de segurança, quando o olho estiver exposto a uma possível lesão enquanto estiver trabalhando ou jogando. Os melhores óculos são aqueles que se encaixam na pele sem deixar buracos, de modo que um objeto estranho possa alcançar o olho através deles.
  • Evite lutas físicas.

Nota especial sobre violência familiar

Muitos casos de olhos roxos são o resultado da violência familiar. Se você sofrer alguma forma de violência familiar, verbal e física, converse com seu médico ou ligue imediatamente para uma linha direta de vítimas de violência familiar (veja a seção Fontes abaixo). Não se sinta sozinho ou ameaçado. Existe ajuda disponível.



Referências

Lesões oculares. Site Nemours Kids Health. Disponível em http://kidshealth.org/parent/firstaid_safe/emergencies/eye_injury.html. Atualizado em setembro de 2014. Acessado em 26 de maio de 2015.

O que é um olho negro? Site da Eye Smart-American Academy of Ophthalmology. Disponível em: http://www.geteyesmart.org/eyesmart/diseases/black-eye.cfm. Acessado em 26 de maio de 2015.



Copyright © 2018 EBSCO Information Services
Todos os direitos reservados.