Coarctação de aorta - Hospital Sabará
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Coarctação de aorta

É uma obstrução parcial da passagem do sangue na artéria aorta. A aorta é a principal artéria do corpo humano, emerge do ventrículo esquerdo que é a estrutura do coração que tem a função de bombear este sangue oxigenado do coração para todas as células.

Como existe uma obstrução após o bombeamento do sangue, o coração vai se enfraquecendo e engrossando a sua parede muscular para tentar vencer a dificuldade que o sangue tem para passar na aorta. Lesões mais críticas fazem que ocorra um mau funcionamento do coração e dos demais órgãos do corpo. Uma obstrução menos importante pode ser silenciosa e causar hipertensão arterial e desgaste progressivo do coração sem atrapalhar o funcionamento dos outros órgãos.

 



Tratamento

No período neonatal, o RN deve receber suporte inicial e ser encaminhado para cirurgia cardíaca. Em bebês maiores com lesões moderadas a graves, estas podem ser tratadas pelo cateterismo inicialmente (onde um balão dilata a obstrução e pode ser colocada ou não uma malha metálica – stent para manter a artéria aberta) e depois, com o crescimento, fazer cirurgia cardíaca, ou podem fazer o tratamento cirúrgico como primeira opção. Nas crianças maiores e adolescentes, a maioria dos casos podem ser tratados pelo cateterismo com segurança, com dilatação da lesão com um cateter que abre um balão na aorta dilatando a lesão, e em seguida colocando um stent metálico ou metálico com malha de material sintético. Nesta população poucos casos são corrigidos através de cirurgia cardíaca.