Acupuntura - Hospital Sabará
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z

Acupuntura

A acupuntura se refere à inserção de agulhas finas e especiais através da pele em pontos estratégicos, para aliviar a dor e tratar muitas doenças. Tem sido praticada na China há mais de 2.000 anos.

A acupuntura é baseada na crença de que o corpo contém energia, chamada Qi (se pronuncia ″xi”), que flui por todo o corpo em vias chamadas de meridianos e mantém a saúde e a vida.

Quando você está saudável, a energia flui livremente, mas, quando você está doente, a energia pode estar fraca ou bloqueada.
Durante o tratamento com acupuntura, o terapeuta tenta melhorar o fluxo de energia ao longo dos meridianos.

Como a acupuntura funciona?

De acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, o bom fluxo de Qi pode ser restaurada através da inserção de minúsculas agulhas em combinações selecionadas de 365 pontos de acupuntura clássicos, que estão localizados ao longo dos meridianos. O fluxo de energia melhorada produzida pela acupuntura resulta na estimulação de habilidades de cura do próprio corpo.

Pesquisa científica sugere que a inserção de pontos de acupuntura estimula o corpo a liberar substâncias químicas no sistema nervoso e na corrente sanguínea. Essas substâncias alteram a experiência de dor e desencadeiam a liberação de outras substâncias químicas, que influenciam na regulação dos sistemas internos do corpo.

Como a acupuntura pode ajudar meu filho?

A acupuntura tem sido bem-sucedida no tratamento de condições de dor crônica sem efeitos colaterais. E também demonstrou ser útil no tratamento de pacientes para:

  1. Cirurgia pós-operatória e dor dental
  2. Náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia
  3. Sinusite, bronquite e asma
  4. Gastrite, colite, soluços, obstipação
  5. Dor abdominal
  6. Dores de cabeça
  7. Dor lombar (na parte inferior das costas) e no pescoço


Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual