Seja nosso voluntário

“É feliz apenas aquele que dá”

JOHANN GOETHE em Fausto (escritor alemão século XVII)

“Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente”

MARTINHO LUTERO

 

Estes dois pensamentos traduzem o nosso entendimento do que é trabalho voluntário. Ser voluntário é se doar como pessoa. O trabalho voluntário que nós propomos é de um ato de cidadania, envolvendo uma troca de experiências e de amor entre pessoas.

A humanização do atendimento ao paciente e sua família é um valor do Sabará Hospital Infantil, por isso acreditamos na integralidade do ser, de seus três aspectos: biopsicossocial.

Ter voluntários em determinadas áreas do hospital é importante para a nossa filosofia de humanização e também dar oportunidades às pessoas da nossa comunidade de doar seu tempo, seu carinho e seu amor àqueles que estão precisando.

O voluntário cede de três a seis horas semanais para entreter crianças e adolescentes que estejam em consulta, avaliação médica ou internação. Nosso objetivo é tornar a estadia da criança menos hostil e mais acolhedora levando uma brincadeira, uma história, música, jogos ou simplesmente alguns minutos de conversa.

Inscreva-se aqui!

 

Missão do voluntariado

Acolher a criança e seus familiares oferecendo atividades práticas que ajudem na diminuição do estresse causado pela hospitalização.

Visão do voluntariado

Nossos valores estão pautados em princípios humanistas. Acreditamos que nossos voluntários estarão aptos a estabelecer relações com nossos pacientes e seus familiares, baseados nos conceitos de equidade, respeito e compaixão.

Valores e crenças

Nossos valores estão pautados em princípios humanistas. Acreditamos que nossos voluntários estarão aptos a estabelecer relações com nossos pacientes e seus familiares, baseados nos conceitos de equidade, respeito e compaixão.

 

Voluntariado: “Acreditamos que o voluntariado possa desenvolver as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho hospitalar, tornando-o mais acolhedor.”

Cidadania: “Acreditamos na formação de cidadãos comprometidos para mudar a sociedade e o mundo.”

Ética: “Acreditamos no respeito e transparência nas atitudes, com responsabilidade e integridade no cumprimento dos nossos compromissos e relacionamentos.”

Filantropia: “Acreditamos na filantropia como instrumento de construção de uma sociedade melhor, mais humanitária.”

Humanismo: “Acreditamos que o ser humano esteja à frente de nossas preocupações e ações nos aspectos sociais, políticos e econômicos, e respeitando as individualidades e autonomia.”

 

Pré-Requisitos para Participação no Programa de Voluntariado Sabará

Para participar o interessado em ser voluntário deve fazer a sua inscrição pelo site e preencher o formulário. Aguardar então o convite para as etapas seguintes de entrevista e formação.

Importante preencher os seguintes pré-requisitos de participação:

1. Ter mais de 18 anos;

2. Ter disponibilidade mínima de três horas semanais;

3. Participar do Programa de Formação teórica e prática de 16 horas;

4. Estar com a imunização (vacinas) em dia, de acordo com o calendário brasileiro de imunização;

5. Atuar de acordo com as regras, normas de conduta, premissas e políticas e procedimentos propostos pelo Programa de Voluntariado Sabará, alinhadas à missão, visão valores e propósito da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES);

6. Ter um bom domínio do idioma português, tanto oral quanto escrito;

7. Possuir um alto nível de maturidade para atender às necessidades dos pacientes, familiares e funcionários e do próprio voluntário;

8. Estar disposto a brincar, contar histórias, fazer dobraduras, cantar músicas, reconfortar, acolher e ouvir;

9. Ser comprometido, responsável, assíduo e pontual.

Quer conhecer mais? Inscreva-se Aqui!

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 09/5/2019